O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

uso de dicionários, lexicografia pedagógica, dicionário de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como escopo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre o ensino do uso de dicionário monolíngue (DM) para aprendizes de língua inglesa em sala de aula, na qual se procurou investigar o conhecimento que os aprendizes tinham sobre dicionário e desenvolver nesses aprendizes as habilidades de uso dessa ferramenta. Os dados foram coletados através de um questionário, um pré-teste, um tratamento com atividades, um pós-teste e uma entrevista. Os dados revelaram que (1) os aprendizes não tinham e não conheciam nenhum DM de inglês, (2) tampouco receberam orientação de uso dessa ferramenta. Ao final desse estudo, percebemos que os aprendizes estavam mais conscientes da importância do DM para a aprendizagem de uma língua e da necessidade de desenvolver as habilidades de uso desse material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Araújo, E. M. V. M. (2007). O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 6(2), 253–272. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.