Representações de letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23513Palabras clave:
BNCC, Base Nacional Comum Curricular, representação, linguistica sistêmico-funcional, transitividadeResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar representações de letramento contidas na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa da área de linguagens. Fundamenta a análise linguística deste estudo a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014), com foco na metafunção ideacional, realizada pelo sistema de transitividade, a qual dá conta da construção da experiência em termos de configuração de processos, participantes e circunstâncias. As análises revelaram quatro representações para o conceito de letramento na BNCC, que são: 1) letramento como ação participativa, 2) letramento como gênero discursivo e digital, 3) letramento como diversidade cultural, e 4) letramento como uso de diferentes linguagens.
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