A interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional: a otimização da aprendizagem de iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1175Palabras clave:
Recursos eletrônicos;, Interação;, Português LE-adicional;, TIC; TecnologiaResumen
Este artigo trata da interação em ambiente eletrônico, contemplando dois aspectos interligados: as possibilidades de interação por meio de recursos eletrônicos e a configuração do ensino e da aprendizagem de português como LE-adicional. O objetivo é analisar a produção oral e escrita de aprendizes de português LE-adicional. Os dados para a análise foram gerados em ambiente virtual. Os resultados sugerem alguns aspectos que os recursos eletrônicos otimizam: interação genuína; situações nas quais os aprendizes arriscam mais ao produzir na LE, alinhando-se ao que ocorre no cotidiano; aprendizagem para além da sala de aula, visto receberem feedback (retorno) do professor das construções na LE para além dos conteúdos programáticos; e autonomia aos aprendizes na medida em que podem sistematizar sua aprendizagem.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikail M. Speech genres and other late essays. Texas: University of Texas Press, 1986.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Editora Zouk, 2001.
CANALE, Michael; SWAIN, Merril. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics. v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980.
DA SILVA, Antônio. M. Ensino de português língua estrangeira (PLE) por meio de filme: considerações sobre o ‘Portfólio Europeu para Línguas (CEFLs)’. Revista Littera, v. 1, n. 1, jan ”“jul (online), p. 121-133, 2010.
DE ANGELIS, Gessica. Third or additional language acquisition. Clevedon; Buffalo: Multilingual Matters, 2007.
DONATO, Richard. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, James P.; APPEL, Gabriela (Orgs.). Vygotskian approaches to second language research. Norwood, NJ: Ablex, p. 33-56, 1994.
ELLIS, Rod. Secondlanguage acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.
HALL, Joan K.;VERPLAETSE, Lorrie .S. The development of the second and foreign learning through classroom interaction. In: HALL, Joan K.; VERPLAETSE, Lorrie S. (org.). Second and foreign language learning through classroom interaction.London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, p. 1-17, 2000.
HALL, Joan K. The role of oral practices in the accomplishment of our everyday lives: the sociocultural dimension of interaction with implications for the learning of another language. Applied Linguistics,v.14, n. 2, p. 145-166, 1993.
LIGHTBOWN, Patsy; SPADA, Nina. How languages are learned.3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2006.
NORTON, Bonny. Social identity, investment, and language learning. Tesol Quarterly, v.29, n. 1, Spring, p. 9-31, 1995.
PACHECO, Denise G. L. da C. Português para estrangeiros e os materiais didáticos: um olhar discursivo. Tese (Doutorado do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada) ”“Faculdade de Letras, UFRJ, 2006.
PACHLER, Norbert. Speech technologies and foreign language teaching and learning. Language Learning Journal, n. 26, p. 54-61, 2002.
ROTTAVA, Lucia. Brazilian Portuguese as foreign/second language: an overview. In: SILVA, Kleber A.; ORTIZ ALVAREZ, Maria L. (Org.). Perspectivas de investigação em linguística aplicada. Campinas, SP: Pontes, p. 245-266, 2008.
ROTTAVA, Lucia. Português como língua terceira (L3) ou língua estrangeira (LE) adicional: a voz do aprendiz indicando identidade. Em Aberto, v. 22, n. 81, p. 81-98, 2009.
ROTTAVA, Lucia; DA SILVA, Antônio M. Beliefs about learning portuguese as a foreign language:multilingual context. In: SILVA, Kleber. A. (Org.). Crenças, discursos & linguagem ”“volume II. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 130-158, 2011.
ROTTAVA, Lucia; DA SILVA, Antônio M. Influência interlinguística no processo de escrita em L3 ou LE adicional. In: SILVA, Kleber A.; TORRES, Danúsia (Org.).Português como língua (inter) nacional: faces e interfaces. Campinas, SP: Pontes Editores (no prelo).
VYGOTSKY, Lev S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
WARSCHAUER, Mark; MESKILL, Carla. Technology and second language teaching and learning. In: ROSENTHAL, Judith (Org.). Handbook of undergraduate second language education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2000.
ZHU, Zhuo. Applying innovative spirit to multimedia foreign language teaching. English Language Teaching, v.3, n. 2, p. 67-70, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
