Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1233Keywords:
Raça;, Etnia;, Identidades sociais;, Material didáticoAbstract
Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.
Downloads
References
AZEVEDO, Aline S. Reconstruindo identidades discursivas de raça na sala de aula de língua estrangeira.2009. 185 p. Dissertação (Mestradoem Linguística Aplicada)”“Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003.Ensino sobre história e cultura afro-brasileira.Brasília: Ministério da Educação,2003.
”“”“”“”“”“”“.Parecer n. CNE/CP3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação;Conselho Nacional de Educação.17 p.2004.
”“”“”“”“”“”“. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação,2005.
FABRÃCIO, Branca F.; MOITA LOPES, Luiz P.. Discurso e vertigens: identidades em xeque em narrativas contemporâneas. Veredas. Rev. Est. Ling.,Juiz de Fora, v. 6, n. 2, p. 11-29, 2002.
FERREIRA, Aparecida J.Formação de professores de línguas:investigações e intervenções. Cascavel: Edunioeste, 2009.
”“”“”“”“”“”“. Formação de professores raça/etnia:reflexões e sugestões de materiais de ensino. Cascavel: Coluna do Saber, 2006.
FERREIRA, Aparecida J.; FERREIRA, Susana A.. Raça/etnia, gênero e suas implicações na construção das identidades sociais em sala de aula de línguas. RevLet:Revista Virtual de Letras, v.3, n.2, p.114-129,ago./dez.,2011.
FIORIN, José L.Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2001.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman,2004.
GOMES, Nilma L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 167-182, 2003.
”“”“”“”“”“”“. Alguns termose conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/2003.Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,2005.
GUIMARÃES, Antonio S.A.O insulto racial: as ofensas verbais registradas em queixas de discriminação. Estudos Afro-Asiáticos,n.38, p. 31-48,2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HAWKINS, Margaret R.;NORTON, Bonny.Critical language teacher education. In: BURNS, Anne; RICHARDS, Jack (Eds.).Cambridge guide to second language teacher education.Cambridge:Cambridge University Press, 2009.p. 30-39.
HENRIQUES, Ricardo. Raça e gênero no sistema de ensino:os limites das políticasuniversalistas na educação. Brasília: Unesco2002.
MOITA LOPES, Luiz P.Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional de Relações Raciais e Educação”“PENESB-RJ, em 5 nov. 2003.
OLIVEIRA, Elaniade. Práticas de leitura em aulas de português e o tratamento das questões raciais e de In:CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL(COLE),17, 2009,Campinas. Anais...Campinas: Instituto Pró Livro, 2009. p.512.
REIS, Rosani C.C. Diversidade étnico-racial:a Lei Federal n. 10.639/2003 e abordagens possíveis em sua aplicação.2008. 201 p. Dissertação(Mestrado em Letras)”“Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2008.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo V.B. Racismo nos livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v.29, n.1, p.125-146,2003.
SANTOS, Veralice A.M. Constituição identitária do ser professor em um contexto étnico-racial.Dissertação (Mestradoem Letras) ”“Centro de Educação, Comunicação e Artes,Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel, 2007.
SILVA, Ana C.Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático.Salvador: EDUFBA, 2001.
SILVA, Paulo V.B. Relações raciais em livros didáticos de língua portuguesa. Tese(DoutoradoemPsicologia) ”“Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde,Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
”“”“”“”“”“”“. Racismo em livros didáticos, estudo sobre negros e brancos em livros de língua portuguesa.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008(Coleção Cultura negra e identidades).
SOUZA, Francisca M.N.Linguagens escolares e reprodução do preconceito. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10639/2003. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. -Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SOUZA, Fabiana C.A prática pedagógica na escola: reprodução de estereótipos sexuais. p. 23-45, São Paulo, 1997.In:23ª Reunião Anual da ANPEd.Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/0712p.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2014.
SCHWARCZ, Lilia M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. InSCHWARCZ,Lília M. História da vida privada no Brasil:contrastes da intimidadecontemporânea.São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
WATTHIER, Luciane. A discriminação racial presente em livros didáticos e sua influência na formação da identidade dos alunos.Revista Urutágua, n.16,2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.