Competências interculturais de aprendentes chineses no contexto português de imersão: uma investigação qualitativa multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9204Palavras-chave:
competências interculturais, aprendentes chineses, PLE, imersãoResumo
A partir de uma perspectiva de educação intercultural no ensino-aprendizagem de PLE, o presente estudo pretende abordar o enquadramento das dimensões (atitude, conhecimento, aptidões, consciência) de competências interculturais, na perceção dos aprendentes chineses de PLE no seu estudo de imersão. Com base na análise dos dados da investigação qualitativa, é permitido chegar à s seguintes conclusões: 1) a perceção do público-alvo chinês sobre CI tem como base um modelo multidimensional composto pelas dimensões acima enunciadas; 2) na codificação dessas dimensões verifica-se no público-alvo chinês a existência de uma diferenciação equilibrada no que se refere à identificação e resolução de dificuldades/problemas; 3) no contexto de imersão em Portugal, vê-se a valorização de atitudes e da consciência intercultural e constata-se a lacuna do conhecimento e o défice linguístico e não-linguístico nas aptidões do público-alvo chinês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.