Residência Pedagógica e ensino de inglês: experiência de produção de materiais didáticos para uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54527Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Língua Inglesa, Materiais Didáticos, Desenvolvimento de Material DidáticoResumo
O objetivo do artigo é apresentar e discutir a elaboração de materiais didáticos para ensino de língua inglesa usados em escolas da rede pública municipal no sertão de Pernambuco no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. De natureza qualitativa interpretativa, uma vez que a pesquisadora foi também a docente responsável pelos materiais e pela condução de seu uso em sala de aula, este estudo assume uma perspectiva de intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Para isso, a primeira parte do artigo apresenta o Programa de Residência Pedagógica e a instituição que fomentou a presente experiência; na segunda, discute-se a noção de produção de materiais didáticos e; na terceira, apresenta-se o processo de produção e uso de materiais didáticos para as turmas de língua inglesa do Ensino Fundamental II. Do sexto ao nono ano, preservadas as suas especificidades, foi possível redirecionar a prática de ensino de idiomas com materiais didáticos que buscassem, por um lado, o desenvolvimento linguístico e, por outro, a interação e a autonomia dos/das estudantes.
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