Estudo do gênero artigo científico a partir da teoria de gênero sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53933Palavras-chave:
artigos científicos, Linguística Sistêmico-Funcional, teoria de gênero, leitura e escrita, letramento acadêmicoResumo
O presente estudo volta-se ao estudo das características funcionais de artigos científicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e da teoria funcional de gênero (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE; MARTIN, 2018). Nesse sentido, procurou-se mapear, analisar e comparar as etapas estruturais de artigos publicados em revistas nas áreas de Letras, Administração e Agronomia, extraídos da plataforma de periódicos da Capes, a fim de examinarmos semelhanças e diferenças existentes entre estas áreas e dentro delas próprias. Foram analisados 30 artigos Qualis A1, A2 e B1 das áreas de Agronomia, Letras e Administração, publicados no período de 2017-2021, sendo 19 em língua portuguesa e 11 artigos em língua inglesa. As análises revelaram diferenças significativas na estrutura funcional e linguística entre os artigos dos diferentes campos e entre as duas línguas analisadas, com implicações para a prática da escrita acadêmica. Esses resultados evidenciam a importância de levarmos em consideração a estrutura retórico-discursiva do gênero textual artigo científico nas diferentes áreas do conhecimento para auxiliar os estudantes a aprimorarem suas habilidades na leitura e escrita desse gênero acadêmico.
Downloads
Referências
ANGHINONI, I.; VEZZANI, F. M. Systemic Oil Fertility as product of system self-organization resulting from management. Rev. Bras. Ciênc. Solo, v. 45, 2021. Disponível em: RBCS - Revista Brasileira de Ciência do Solo (rbcsjournal.org). Acesso em: 13 set. 2023.
AZEVEDO, M. A.; GARTNER, I. R. Concentração e competição no mercado de crédito doméstico. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/840/84066094008/66094008.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
BATISTA, R. L. M. et al. Levantamento e representatividade das unidades de conservação do pantanal sulmatogrossense. Acta Ambiental Catarinense, v. 16, n. 1/2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/4753. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRANDT, E. et al. Influence of family culture on enterprise risk management in Brazilian companies. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v, 25, n. 6, 2021.
COSTA, C. C. et al. Produção de biogás através do aproveitamento de dejetos. Acta Ambiental Catarinense, v. 19, n. 1, 2022. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/6228. Acesso em: 13 set. 2023.
COSTA, E. P. M. Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto. Bakhtiniana, São Paulo, v 13, n. 2, maio/ago.2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/vfCHC3vgYhx73jbsBBKN4Qw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13 jul. 2023.
DAVIES, A. An introduction to Applied Linguistics: from practice to theory. 2nd ed. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press, 2007.
DELAZERI, F.; MULLER, E. S. Compreensão de estudantes do Ensino Fundamental sobre animais nativos e exóticos. Acta Ambiental Catarinense, v. 14, n 1/2, 2017. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/4154. Acesso em: 12 jul. 2023.
EGGINS, S. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. 2nd ed. London: Continuum, 2007.
FARIA, A. K. C. A.; SERRA, J. C. V. Gerenciamento de óleo residual: proposta de intervenção para a cidade de Palmas-TO. Acta Ambiental Catarinense, v. 17, n. 1, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/5274. Acesso em:13 set. 2023.
FERREIRA, R. F. C.; MUNIZ, R. M.; ALMADA, L. O conceito do ócio vicário no filme Que horas ela volta?: revisitando Thorstein Veblen em uma perspectiva dos fenômenos socioeconômicos. Cad. EBAPE.BR, v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/LdmLV6mKYTBmn3cbNFC6LfG/ . Acesso em: 13 jul. 2023.
GEE, J. P. An introduction to discourse analysis: theory and method. London: Routledge, 1999.
GODOI, C. K.; CARGANIN, F. R. G.; UCHÔA, A. G. F. Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR, v 15, n. 3, 2017. Disponível em: Vista do Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais (fgv.br). Acesso em: 13 jul. 2023.
GUERRERO, A. J., M. et al. Flipped learning and good teaching practices in secondary education. Rev. Comunicar, v. 29, n. 68, 2021. Disponível em: Flipped learning and good teaching practices in secondary education. Acesso em: 13 jul. 2023.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to functional grammar. 3nd ed. Reviewed by C. M. I. M. Matthiessen. London: Edward Arnold, 2004.
HALLIDAY; M. A. K; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a socialsemiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K. et al. An Introduction to Functional Grammar. 3nd ed. London: Routledge, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780203783771. Acesso em: 13 jul. 2023.
HAYE, A.; LARRAÍN, A. Campo e enunciado: problema da articulação do discurso. Bakhtiniana, São Paulo, v. 13, n. 2, maio-ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/v7r9H5Qyvbc5gqjKkQznLHD/abstract/?lang=en. Acesso em: 13 jul. 2023.
HEMAIS, M. W. Uma perspectiva pós-colonial sobre organizações consumeristas no Brasil. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 4, 2018. Disponível em: Vista do Uma perspectiva pós-colonial sobre organizações consumeristas no Brasil (fgv.br). Acesso em: 13 jul. 2023.
JOST, R. C.; BULGACOV, Y. L. M.; CAMARGO, D. Dimensão ideológica da emoção na gestão de vendedoras de cosméticos em uma empresa multinacional. Cad. EBAPE. BR, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em: Vista do Dimensão ideológica da emoção na gestão de vendedoras de cosméticos em uma empresa multinacional (fgv.br). Acesso em: 13 jul. 2023.
KLOSKO, G. What Socrates Says, and Does Not Say. The Classical Quarterly, v. 70, n. 2. 2021. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/classical-quarterly/article/abs/what-socrates-says-and-does-not-say/9E935D437A25C6BEA26F62DC589731DE. Acesso em: 13 jul. 2023.
LACRUZ, A. J.; AMÉRICO, B. L.; CARNIEL, F. Teoria ator-rede em estudos organizacionais: análise da produção científica no Brasil. Cad. EBAPE.BR, v. 15, n 3, 2017. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/57007 . Acesso em: 13 jul. 2023.
MACHADO, L. C. et al. Toxicidade de óleos minerais e vegetais no manejo de Planococcus Citri. Acta Ambiental Catarinense, v. 17, n. 1, p. 63-72, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/5302. Acesso em: 13 set. 2023.
MACHADO, M. A. C. Gregório(s) de Matos: padrões de representá-lo(s) e ordens do discurso. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/Qf5RRWfGKDPyBGKJwdQy7LP/?lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2023.
MARTIN, J. R. Analyzing genre: functional parameters. In: CHRISTIE, F.; MARTIN, J. R. (Ed.). Genre and Institutions: social processes in the workplace and school. London: Cassell, 1997. p. 3-39.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. London: Equinox, 2008.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
MARTINS, B. V.; SCHERDIEN, C.; OLIVEIRA, S-. R- de-. Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil: reflexões e agenda de pesquisa. Cad. EBAPE.BR, v. 17, n. 3, jul./set. 2019. Disponível em: Vista do Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil: reflexões e agenda de pesquisa (fgv.br). Acesso em: 13 jul. 2023.
MOTION, J.; DOOLIN, B. Out of the laboratory: scientists’ discursive practices in their encounters with activists. Discourse Studies, v. 9, n. 1, p. 63-85, 2007.
MUNIZ DA SILVA, E. C. Gêneros na teoria sistêmico-funcional. D.E.L.T.A., v. 34, n. 1, p. 305-330, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/CCX6KcnxVwtfTHjdJ5Tgh7j/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2024.
SILVA, E. C. M. da. Gêneros na teoria sistêmico-funcional. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 34, n. 1, p. 305-330, 2018.
PERSOHN, L. Curation as Methodology. Qualitative Research, v. 21, n. 1, 2020. Disponível em: Curation as methodology - Lindsay Persohn, 2021 (sagepub.com). Acesso em: 13 jul. 2023.
PHILIPPS, A.; MROWCZYNSKI, R. Getting more out of interviews. Understanding interviewees’ accounts in relation to their frames of orientation. Qualitative Research., v. 21, n 1. 2021. Disponível em: Getting more out of interviews. Understanding interviewees’ accounts in relation to their frames of orientation - Axel Philipps, Rafael Mrowczynski, 2021 (sagepub.com). Acesso em 13 jul. 2023.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Leer para aprender. Lectura y escritura en las áreas del currículo. Madrid: Editorial Pirámide, 2018.
ROTTAVA, L. et al. Caderno didático [recurso eletrônico]: leitura e escrita na graduação Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023.
RUTAKUMWA, R.; MUGISHA, J. O.; SEELEY, J. Conducting in-depth interviews with and without voice recorders: a comparative analysis. Qualitative Research., v. 20, n, 5. 2019. Disponível em: Conducting in-depth interviews with and without voice recorders: a comparative analysis - Rwamahe Rutakumwa, Joseph Okello Mugisha, Sarah Bernays, Elizabeth Kabunga, Grace Tumwekwase, Martin Mbonye, Janet Seeley, 2020 (sagepub.com). Acesso em: 13 jul. 2023.
SCHIFFLER, M. F. Sobre Bakhtin, quilombos e a cultura popular. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n 3, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/nNC39j4s4BdchcXtcSbgDqv/. Acesso em: 13 jul. 2023.
SHORT, W. M. Can Figures Persuade? Zeugma as a figure of persuasion in Latin. The Classical Quarterly, v. 71, n. 2, 2021. Disponível em: CAN FIGURES PERSUADE? ZEUGMA AS A FIGURE OF PERSUASION IN LATIN | The Classical Quarterly | Cambridge Core. Acesso em: 13 jul. 2023.
SIPPERT, Luciane. Análise da progressão textual e da estrutura temática em resenhas de alunos do ensino superior: um olhar sistêmico-funcional aliado à perspectiva sociointeracionista. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/156422. Acesso em: 10 ago. 2023.
SILVA, B. S. F.; ALVES, C. N. Estudo de caso: o potencial de captação de água pluvial em edificações da Universidade Federal do Pará, Brasil. Acta Ambiental Catarinense, v. 16, n. ½, 2019. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/4882. Acesso em: 13 set. 2023.
SILVA, W. R. Reflexão pela escrita no estágio supervisionado da licenciatura: pesquisa em Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
SILVA, M. et al. Gift-giving, estilos de amor e sacrifício: uma análise entre parceiros românticos. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 1, 2020. Disponível em: View of Gift-giving, Love Styles, and Sacrifice: An Analysis Among Romantic Partners (anpad.org.br). Acesso em: 13 jul. 2023.
SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
TEIXEIRA, R. A. et al. Contamination and soil biological properties in the Serra Pelada mine-Amazonia, Brazil. Rev Bras. Cienc Solo, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/qVx9JzNkh8QH8chRYdRPNWj/. Acesso em 13 set. 2023.
VIAN Jr., O. Sobre o conceito de gêneros do discurso: diálogos entre Bakhtin e a Linguística Sistêmica Funcional. In: BRAIT, Beth (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas, SP: Pontes, 2001. p. 147-161.
WATSON, A. Writing sociological fiction. Qualitative Research, v. 22, n. 3. 2021. Disponível em: Writing Sociologic Fiction - Google Drive. Acesso em: 13 jul. 2023.
WINCKER, S.; RENK, A.; MUNARINI, A. E. Conflitos socioambientais entre agricultura familiar orgânica e agroecológica e o agronegócio na região Oeste de Santa Catarina. Acta Ambiental Catarinense, v. 15, n. 1/2, 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/4964. Acesso em: 13 jul. 2023.
YANG, D. et al. Modeling root growth, crop growth and n uptake of winter wheat based on SWMS_2D: model and validation. Rev. Bras. Ciênc. Solo, 41, 2017. Disponível em: SciELO - Brasil - Modeling Root Growth, Crop Growth and N Uptake of Winter Wheat Based on SWMS_2D: Model and Validation Modeling Root Growth, Crop Growth and N Uptake of Winter Wheat Based on SWMS_2D: Model and Validation. Acesso em: 13 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


