A divergência na academia: estratégias discursivas de proteção e de preservação das imagens sociais (face-work)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1073Palavras-chave:
Polidez linguística;, Imagem social;, Estratégias linguísticas;, Academia;, DivergênciasResumo
Nosso objetivo, neste estudo, é investigar as estratégias linguísticas que os docentes usam na Universidade para mitigarem suas divergências, atingirem seus interesses acadêmico-científicos e preservarem suas imagens sociais. A divergência é um ato de fala ameaçador da imagem social positiva do indivíduo. Ela envolve a desaprovação e contraria nosso desejo de sermos socialmente apreciados e aprovados e, na Academia, ela parece ser mais complexa. Daí, porque necessita ser estudada. Baseamos nosso estudo na Teoria de Polidez Linguística de Brown e Levinson (1978, 1987); na concepção de face de Goffman (1967) e em alguns pressupostos da Análise da Conversação. O resultado mostra que os docentes se preocupam com a preservação recíproca das imagens sociais e, também, com as relações sociais e, para preservá-las, usam diferentes estratégias mitigadoras, contudo não hesitam em provar que suas ideias são as mais razoáveis e devem ser adotadas.
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