A divergência na academia: estratégias discursivas de proteção e de preservação das imagens sociais (face-work)

Autores

  • Verbena Lúcia Medeiros Costa Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1073

Palavras-chave:

Polidez linguística;, Imagem social;, Estratégias linguísticas;, Academia;, Divergências

Resumo

Nosso objetivo, neste estudo, é investigar as estratégias linguísticas que os docentes usam na Universidade para mitigarem suas divergências, atingirem seus interesses acadêmico-científicos e preservarem suas imagens sociais. A divergência é um ato de fala ameaçador da imagem social positiva do indivíduo. Ela envolve a desaprovação e contraria nosso desejo de sermos socialmente apreciados e aprovados e, na Academia, ela parece ser mais complexa. Daí, porque necessita ser estudada. Baseamos nosso estudo na Teoria de Polidez Linguística de Brown e Levinson (1978, 1987); na concepção de face de Goffman (1967)  e em alguns pressupostos da Análise da Conversação. O resultado mostra que os docentes se preocupam com a preservação recíproca das imagens sociais e, também, com as relações sociais e, para preservá-las, usam diferentes estratégias mitigadoras, contudo não hesitam em provar que suas ideias são as mais razoáveis e devem ser adotadas.

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Biografia do Autor

Verbena Lúcia Medeiros Costa, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Verbena Lúcia de Medeiros Costa, brasileira, solteira, natural de Miguel Alves-PI.nascida em 28/09/1959.  Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará-Licenciatura Plena em Letras: Português-Inglês com as respectivas literaturas- Licenciada em Português e Literatura e Mestra em Linguística, também  pela universidade Federal do Ceará; Doutora em Linguística pela UFMG. Foi professora da Universidade Federal de Roraima- Literatua Portuguesa (1990/1993/12)- Desde de março de 1993 é Professora da Universidade Estadual do Ceará-área Semântica e Pragmática

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Publicado

2012-10-16

Como Citar

Medeiros Costa, V. L. (2012). A divergência na academia: estratégias discursivas de proteção e de preservação das imagens sociais (face-work). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1073

Edição

Seção

Artigos