Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53733

Palavras-chave:

Português como L2 para surdos, Ensino de língua para fins específicos, Didatização de gêneros acadêmicos

Resumo

O interesse crescente na linguagem escrita tem despertado a curiosidade de pesquisadores dedicados ao estudo da surdez, levantando questões sobre as estratégias fundamentais para promover a leitura e escrita em estudantes surdos. Este estudo visa analisar os resultados de atividades de ensino de Língua Portuguesa centradas no gênero resumo acadêmico, realizadas com alunos surdos do curso de Letras Libras em uma universidade pública do interior norte rio-grandense. Os dados analisados fazem parte da quarta etapa de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), vinculada a uma pesquisa doutoral em andamento. Os resultados indicam que as atividades voltadas para o melhoramento das características linguísticas do resumo acadêmico foram eficazes, permitindo que os alunos expressassem seus pensamentos na língua portuguesa na modalidade escrita sobre o assunto abordado. Por meio dessas atividades, foi possível estimular o contato com materiais escritos no ambiente acadêmico, promovendo a leitura e a escrita sem negligenciar a Língua Portuguesa em favor da Libras.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 47-51.

CLAUDIO, A. P.; QUILES, R. E. S. Estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/rs.v7.72965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/72965. Acesso em: 28 nov. 2024.

DE PIETRO, J.-F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, v. 39/40, p. 100-129, 1996.

DIAS, A. P. S.; LOUSADA, E. G. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 10-25, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/629. Acesso em: 05 set. 2024.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 149-214.

FREIRE, P. A importância de ler. In: ______. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989. p. 19-31.

FERNANDES, S. F. Práticas de letramento na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 2006.

FERNÁNDEZ, V. H.; MACCHIAVELLO, D. C.; CORONADO, F. S. Evaluación de la escritura de estudiantes sordos bilingües. Estudios Pedagógicos (Valdivia), v. 42, n. 2, p. 171-191, 2016. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052016000200010. Acesso em: 31 jul. 2024.

KARNOPP, L. B. Práticas de leitura e escrita entre os surdos. In: LODI, A. C. B et al. (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 154-171.

LODI, A. C. B. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. 2004, 282f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13914. Acesso em: 20 abr. 2024.

LODI, A. C. B. Ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: impacto na educação básica. In: LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002481353. Acesso em: 04 set. 2024.

LODI, A. C. B.; BORTOLOTTI, E. C.; CAVALMORETTI, M. J. Z. Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas. Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 131-149, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19304. Acesso em: 04 set. 2024.

LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O. La rédaction de genres universitaires: pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le Français à l’Université, 21e année, numéro 01, 2016. Disponível em: http://www.bulletin.auf.org/index.php?id=2219. Acesso em: 10 out. 2023.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero. SIGNUM: Estudos Linguísticos, Londrina, n. 8/1, p. 89-101, jun. 2005.

MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: _____. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996. p. 17-24.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo aplicado como linguista aplicado. In: ______. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 13-44.

MOITA LOPES, L. P. da M. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 14, n. 27, p. 33-50, 2009. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33105. Acesso em: 05 set. 2024.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PEIXOTO, R. C. Algumas considerações sobre a interface entre a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. Cadernos Cedes, v. 26, n. 69, p. 205-229, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/XRLzhSvHfY6zB6JrL4DWJsF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.

PEREIRA, R. C. M.; BASÍLIO, R. A Didatização da resenha acadêmica em contexto universitário. In: NASCIMENTO, E. L. do; ROJO, R. H. R. (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 229-246.

PEREIRA, M. C., KARNOPP, L. B. Concepções de leitura e de escrita na educação de surdos. In: LODI, A. C. B et al. (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 125-134.

QUADROS, R. M. de Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Fagundes, I. P., & Reinaldo , M. A. G. de M. (2024). Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT7. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53733

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.