Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53733

Palavras-chave:

Português como L2 para surdos, Ensino de língua para fins específicos, Didatização de gêneros acadêmicos

Resumo

O interesse crescente na linguagem escrita tem despertado a curiosidade de pesquisadores dedicados ao estudo da surdez, levantando questões sobre as estratégias fundamentais para promover a leitura e escrita em estudantes surdos. Este estudo visa analisar os resultados de atividades de ensino de Língua Portuguesa centradas no gênero resumo acadêmico, realizadas com alunos surdos do curso de Letras Libras em uma universidade pública do interior norte rio-grandense. Os dados analisados fazem parte da quarta etapa de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), vinculada a uma pesquisa doutoral em andamento. Os resultados indicam que as atividades voltadas para o melhoramento das características linguísticas do resumo acadêmico foram eficazes, permitindo que os alunos expressassem seus pensamentos na língua portuguesa na modalidade escrita sobre o assunto abordado. Por meio dessas atividades, foi possível estimular o contato com materiais escritos no ambiente acadêmico, promovendo a leitura e a escrita sem negligenciar a Língua Portuguesa em favor da Libras.  

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Biografia do Autor

Augusta Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Fagundes, I. P., & Reinaldo , M. A. G. de M. (2024). Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT7. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53733

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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