Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53707

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira, Escrita, Inteligência Artificial, Percepção, Professores

Resumo

Este artigo investiga a percepção de professores de Língua Estrangeira (LE) de uma universidade quanto ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Esta é uma pesquisa descritiva de levantamento quantitativo que utiliza um questionário para a coleta de dados. Inicialmente, realizou-se uma busca sobre as principais IAs para a escrita e suas vantagens e desvantagens. A população-alvo são os professores de LE de uma universidade de Curitiba. Devido ao tempo limitado, optou-se por um estudo de pequena escala. O questionário foi aplicado em 2023, e 13 professores o responderam. Os resultados revelam uma divisão de opiniões: alguns veem a IA como benéfica para os alunos, enquanto outros acreditam que prejudica a escrita. Entretanto, todos concordam que é importante abordá-la cautelosamente. Isso pode ser atribuído à possível falta de familiaridade que alguns docentes demonstraram com a IA, o que pode representar um obstáculo para sua adoção. Sugere-se que professores e alunos adquiram as competências necessárias para usar as ferramentas de IA de maneira proveitosa, considerando sua presença crescente nas aulas de LE. Isso requer que os docentes entendam como integrá-las ao ensino e preparem os alunos para uma realidade com a IA.

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Biografia do Autor

Claudia Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1984), mestrado em Engenharia de Produção (área de concentração Mídia e Conhecimento) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2002) e doutorado em Tecnologia (linha de pesquisa Mediações e Culturas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2015). É professora efetiva da UTFPR desde 1993, onde atua no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM). Ministra aulas no curso de Letras-Inglês, no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) e também no curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras da UTFPR (IsF -UTFPR), coordenadora Adjunta do Programa English Teaching Assistant (ETA) da Comissão Fulbright na UTFPR e coordenadora do centro de línguas - CALEM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa e Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. Seus interesses de pesquisa incluem Computer Assisted Language Learning (CALL), telecolaboração on-line (Virtual Exchange) e formação docente para o uso de tecnologia.

Maria Luisa Pitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente no 7 período da licenciatura em Letras Inglês na Universidade Tecnológica Federaldo Paraná (UTFPR), é bolsista do Buddy Program no Departamento de Relações Interinstitucionais (DERINT) no campus Curitiba. Dentro do DERINT, atuou como estagiária de tradução (2022). Já atuou como instrutora de língua inglesa pelo Cultural Norte Americano (CNA) (2023) e professora de inglês pela rede estadual de ensino do estado do Paraná (2023). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa. Seus interesses de pesquisa incluem a Inteligência Artificial (IA) e formação docente para o uso de tecnologia.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Martins, C. B. M. J., & Pitz, M. L. (2024). Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT11. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53707

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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