Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53707Palavras-chave:
Ensino de Língua Estrangeira, Escrita, Inteligência Artificial, Percepção, ProfessoresResumo
Este artigo investiga a percepção de professores de Língua Estrangeira (LE) de uma universidade quanto ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Esta é uma pesquisa descritiva de levantamento quantitativo que utiliza um questionário para a coleta de dados. Inicialmente, realizou-se uma busca sobre as principais IAs para a escrita e suas vantagens e desvantagens. A população-alvo são os professores de LE de uma universidade de Curitiba. Devido ao tempo limitado, optou-se por um estudo de pequena escala. O questionário foi aplicado em 2023, e 13 professores o responderam. Os resultados revelam uma divisão de opiniões: alguns veem a IA como benéfica para os alunos, enquanto outros acreditam que prejudica a escrita. Entretanto, todos concordam que é importante abordá-la cautelosamente. Isso pode ser atribuído à possível falta de familiaridade que alguns docentes demonstraram com a IA, o que pode representar um obstáculo para sua adoção. Sugere-se que professores e alunos adquiram as competências necessárias para usar as ferramentas de IA de maneira proveitosa, considerando sua presença crescente nas aulas de LE. Isso requer que os docentes entendam como integrá-las ao ensino e preparem os alunos para uma realidade com a IA.
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