Data Driven Learning para aprendizes iniciantes de inglês: uma experiência em um curso de estratégias de leitura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53170Palavras-chave:
Atividades direcionadas por dados, Data driven learning, Estratégias de Leitura, Nível básicoResumo
Este artigo apresenta as etapas de elaboração de atividades direcionadas por dados voltadas aos aprendizes de nível básico de proficiência em inglês de um curso de estratégias de leitura oferecido em uma universidade multicampi. Também é discutida a percepção dos alunos acerca das atividades por meio da análise de suas respostas ao questionário aplicado no final do curso. A elaboração do material didático se deu a partir do levantamento dos termos multipalavras do corpus de estudo, que guiou a extração de cinco artigos utilizados para o desenvolvimento de atividades do tipo hands on e hands off com o auxílio das ferramentas de corpora voltadas ao ensino CorpusMate (BAISA; CROSTHWAITE, 2023), Skell (BAISA; SUCHOMEL, 2014) e VersaText (THOMAS, 2020). O estudo baseia-se nos trabalhos da Linguística de Corpus (LC) e da abordagem Aprendizagem Direcionada por Dados, Data Driven Learning (DDL) (BERBER SARDINHA, 2000a; 2000b; 2004; 2005; 2011; BOULTON; COBB, 2017; BAISA; CROSTHWAITE, 2021; JOHNS, 1988; MARK; O’KEEFFE, 2022; PINTO et al., no prelo; TAGNIN; VIANA, 2011). Os resultados apontam como a DDL pode ser proveitosa para estudantes de níveis A1 e A2 desde que sejam feitas as adaptações necessárias.
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