Data Driven Learning para aprendizes iniciantes de inglês: uma experiência em um curso de estratégias de leitura

Autores

  • Luana Viana dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (São José do Rio Preto)
  • Paula Tavares Pinto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0001-9783-2724

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53170

Palavras-chave:

Atividades direcionadas por dados, Data driven learning, Estratégias de Leitura, Nível básico

Resumo

Este artigo apresenta as etapas de elaboração de atividades direcionadas por dados voltadas aos aprendizes de nível básico de proficiência em inglês de um curso de estratégias de leitura oferecido em uma universidade multicampi. Também é discutida a percepção dos alunos acerca das atividades por meio da análise de suas respostas ao questionário aplicado no final do curso. A elaboração do material didático se deu a partir do levantamento dos termos multipalavras do corpus de estudo, que guiou a extração de cinco artigos utilizados para o desenvolvimento de atividades do tipo hands on e hands off com o auxílio das ferramentas de corpora voltadas ao ensino CorpusMate (BAISA; CROSTHWAITE, 2023), Skell (BAISA; SUCHOMEL, 2014) e VersaText (THOMAS, 2020). O estudo baseia-se nos trabalhos da Linguística de Corpus (LC) e da abordagem Aprendizagem Direcionada por Dados, Data Driven Learning (DDL) (BERBER SARDINHA, 2000a; 2000b; 2004; 2005; 2011; BOULTON; COBB, 2017; BAISA; CROSTHWAITE, 2021; JOHNS, 1988; MARK; O’KEEFFE, 2022; PINTO et al., no prelo; TAGNIN; VIANA, 2011). Os resultados apontam como a DDL pode ser proveitosa para estudantes de níveis A1 e A2 desde que sejam feitas as adaptações necessárias.

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Biografia do Autor

Luana Viana dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (São José do Rio Preto)

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Foi bolsista Capes do Programa Residência Pedagógica Inglês. Desenvolveu Iniciação Científica sem bolsa (PIBIC-ICSB). É mestranda no programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Unesp/Ibilce na área de Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Pedagogia do Léxico e da Tradução Baseada em Corpora. Atua como professora de Inglês na Educação Básica Pública. (Texto informado pelo autor)

Paula Tavares Pinto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Associada vinculada ao Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É Livre-Docente em Tradução e Ensino de Línguas Baseado em Corpora. Possui mestrado (2004) e doutorado em Estudos Linguísticos (2009) com estágio PDEE-CAPES na Universidade de Manchester (2008), Inglaterra. Realizou um pós-doutorado (FAPESP) na Universidade de Surrey, Inglaterra (2018) sob supervisão de Ana Frankenberg-Garcia e outro (2021) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) sob supervisão de Tony Berber Sardinha. Em 2023, foi pesquisadora visitante na Univ. de Queensland, Austrália (Bolsa Capacitação CAPES/PrInt UNESP), onde publicou um livro sobre Data-driven learning com Peter Crosthwaite e pesquisadores do PPGEL. É formada em Letras com Habilitação em Tradutor (1992), em Licenciatura em Letras (1998) e possui especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007). Atualmente coordena o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e o projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright) no câmpus de S.J. do Rio Preto. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, lidera o grupo de pesquisa En-Corpora: Ensino baseado e dirigido por corpora, e é membro dos grupos Tradução, Terminologia e Corpora e Grupo de Estudos de Linguística de Corpus-GELC. Suas áreas de interesse são: Estudos da Tradução, Terminologia, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos, Linguística de Corpus, Aprendizagem Movida por Dados (Data-driven Learning). E-mail:paula.pinto@unesp.br (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Santos, L. V. dos, & Pinto, P. T. (2024). Data Driven Learning para aprendizes iniciantes de inglês: uma experiência em um curso de estratégias de leitura. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53170

Edição

Seção

Artigos