Perspectiva diacrônica de estratégias de aprendizagem de L2/LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.50766

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, Estratégias de aprendizagem de L2/LE, Aquisição de língua estrangeira

Resumo

O presente artigo adota perspectiva cronológica para apresentar a evolução das pesquisas em Estratégias de Aprendizagem de L2/LEs dos últimos quarenta anos. Primeiramente, estudos relevantes são revisados e resultados de pesquisas seminais são examinados. Em seguida, breve panorama dos estudos de intervenção é fornecido. Discussões importantes incluem o nascimento dos estudos de estratégia, controvérsias na área e contribuições da literatura existente para o ensino em segunda língua/línguas estrangeiras. O artigo conclui com direções futuras para pesquisa na área. 

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Biografia do Autor

Laís Borges, Universidade de Brasília

Possui graduação em Licenciatura na área de Letras Inglês pela Universidade de Brasília e mestrado em Linguística Aplicada pela University College London, UCL (Conselho Britânico, 2014). Cursa doutorado em Linguística na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística e Literatura como professora do curso de graduação em Letras - Português e Letras - Inglês na Universidade Católica de Brasília, UCB (atual), Faculdade Senac DF (atual), na Universidade de Brasília e no curso de mestrado em TESOL da University College London, com ênfase em Morfossintaxe do Inglês, Literaturas de Língua Inglesa, Práticas Orais e Redacionais e Ensino de Línguas Estrangeiras. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso PRIL - Letras na UCB. Também possui experiência como professora de inglês em cursos regulares e preparatórios para exames de Cambridge, e como assistente de pesquisa em pós-graduação (University of Liverpool, 2021 - ; UCL, 2017-2018; University of York, 2017-2018). Seus interesses dentro da área de Linguística Aplicada incluem Aquisição de Segunda Língua (ASL), variações individuais em ASL, ensino de L2 e fatores socioafetivos no ensino/aquisição de L2.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Borges, L. (2023). Perspectiva diacrônica de estratégias de aprendizagem de L2/LE . Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.50766