O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474Mots-clés :
Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Trabalho docente, Objetos constitutivos da atividade docenteRésumé
No contato inicial com a prática docente, estudantes conseguem observar as dimensões e a complexidade da profissão. Em se tratando especificamente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), este tem como objetivo inserir licenciandos/as no contexto escolar, a fim de incentivar o seu desenvolvimento profissional. Este texto objetiva identificar representações textualizadas por dois residentes de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca dos objetos constitutivos da atividade docente (AMIGUES, 2004), para compreender como essas representações impactam o desenvolvimento profissional deles. O corpus constitui-se de relatos reflexivos escritos pelos/as residentes. A análise se deu sob um olhar qualitativo-interpretativista, considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa se apoia no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seu diálogo com as Ciências do Trabalho. Nos valemos das contribuições de autores como Amigues (2004), Bronckart e Machado (2004) e Medrado e Pérez (2011). A análise evidencia que os residentes parecem conseguir visualizar e entender como o trabalho do/a professor/a é feito de movimentos e reorganizações que, muitas vezes, precisam acontecer no momento da aula. Finalmente, revela o potencial que programas que fomentam práticas docentes – notadamente o PRP –, têm no entendimento da atividade profissional docente.
Téléchargements
Références
ALVES, Wanderson. Ferreira. O trabalho docente (re)visitado. In: ALVES, Wanderson Ferreira (Org.). Trabalho dos professores: saberes, valores, atividade. São Paulo: Papirus, 2010. p. 37-74.
AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 37 -53.
BRASIL. Edital Capes nº 06/2018. Dispõe sobre a Residência Pedagógica, 2018. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 11 de jun. 2021.
BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 131-163.
CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 6, p. 24-43, jun. 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/54/44. Acesso em: 27 jan. 2022.
CLOT, Yves. Clínica da atividade e psicopatologia do trabalho. In: ______. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: FabreFactum, 2010. p. 99-116.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: _______. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006. p. 15-41.
FARIAS, Luana Francisleyde Pessoa de. A multidimensionalidade do Estágio Supervisionado do curso de Letras: do (des)embaraço do fio à urdidura da Trama. In: MEDRADO, Betânia Passos; PEREIRA, Regina Celi Mendes; REICHMANN, Carla Lynn (Org.). Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 159-175.
FOGAÇA, Francisco Carlos. Conflito e desenvolvimento: duas faces da mesma moeda. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). Atividade docente e desenvolvimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 91-105.
FREUDENBERGER, Francieli. “Eu não sei dar aula”: representações de uma professora iniciante sobre o trabalho docente. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Org.). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 157-175.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS; Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KLEIMAN, Angela B. Agenda de Pesquisa e Ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luis Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.
LIRA, Edvaldo Santos de; MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 231-254, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Acesso em: 08 nov. 2022.
LOUSADA, Eliane Gouvêa. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. 2006. 333 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.
MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ABREU-TARDELLLI, Lília Santos (Org.) Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.
MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise D.; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise D. Ferreira; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p. 15-28.
MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da docência como trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Org.). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 21-36.
MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara, SP: Letraria, 2020. v. 1. p. 141-162.
MILLER, Inés Kayon de. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-121.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: ______. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85-105.
MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. D.E.L.T.A., v. 32. n. 1, p. 75-97, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26766/19064. Acesso em: 26 jan. 2022.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 3-34.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.