O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474

Palabras clave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Trabalho docente, Objetos constitutivos da atividade docente

Resumen

No contato inicial com a prática docente, estudantes conseguem observar as dimensões e a complexidade da profissão. Em se tratando especificamente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), este tem como objetivo inserir licenciandos/as no contexto escolar, a fim de incentivar o seu desenvolvimento profissional. Este texto objetiva identificar representações textualizadas por dois residentes de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca dos objetos constitutivos da atividade docente (AMIGUES, 2004), para compreender como essas representações impactam o desenvolvimento profissional deles. O corpus constitui-se de relatos reflexivos escritos pelos/as residentes. A análise se deu sob um olhar qualitativo-interpretativista, considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa se apoia no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seu diálogo com as Ciências do Trabalho. Nos valemos das contribuições de autores como Amigues (2004), Bronckart e Machado (2004) e Medrado e Pérez (2011). A análise evidencia que os residentes parecem conseguir visualizar e entender como o trabalho do/a professor/a é feito de movimentos e reorganizações que, muitas vezes, precisam acontecer no momento da aula. Finalmente, revela o potencial que programas que fomentam práticas docentes – notadamente o PRP –, têm no entendimento da atividade profissional docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvaldo Santos de Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como residente-bolsista no Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Participou do Projeto de Extensão Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas desde 2018, inicialmente como bolsista e voluntário e, posteriormente, como colaborador externo. Seus interesses de pesquisa se concentram na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, trabalho docente, e construção identitária de professores de línguas. 

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores. 

Citas

ALVES, Wanderson. Ferreira. O trabalho docente (re)visitado. In: ALVES, Wanderson Ferreira (Org.). Trabalho dos professores: saberes, valores, atividade. São Paulo: Papirus, 2010. p. 37-74.

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 37 -53.

BRASIL. Edital Capes nº 06/2018. Dispõe sobre a Residência Pedagógica, 2018. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 11 de jun. 2021.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 131-163.

CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 6, p. 24-43, jun. 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/54/44. Acesso em: 27 jan. 2022.

CLOT, Yves. Clínica da atividade e psicopatologia do trabalho. In: ______. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: FabreFactum, 2010. p. 99-116.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: _______. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006. p. 15-41.

FARIAS, Luana Francisleyde Pessoa de. A multidimensionalidade do Estágio Supervisionado do curso de Letras: do (des)embaraço do fio à urdidura da Trama. In: MEDRADO, Betânia Passos; PEREIRA, Regina Celi Mendes; REICHMANN, Carla Lynn (Org.). Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 159-175.

FOGAÇA, Francisco Carlos. Conflito e desenvolvimento: duas faces da mesma moeda. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). Atividade docente e desenvolvimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 91-105.

FREUDENBERGER, Francieli. “Eu não sei dar aula”: representações de uma professora iniciante sobre o trabalho docente. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Org.). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 157-175.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS; Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KLEIMAN, Angela B. Agenda de Pesquisa e Ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luis Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.

LIRA, Edvaldo Santos de; MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 231-254, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Acesso em: 08 nov. 2022.

LOUSADA, Eliane Gouvêa. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. 2006. 333 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ABREU-TARDELLLI, Lília Santos (Org.) Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.

MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise D.; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise D. Ferreira; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p. 15-28.

MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da docência como trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Org.). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 21-36.

MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara, SP: Letraria, 2020. v. 1. p. 141-162.

MILLER, Inés Kayon de. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-121.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: ______. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85-105.

MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. D.E.L.T.A., v. 32. n. 1, p. 75-97, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26766/19064. Acesso em: 26 jan. 2022.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 3-34.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Publicado

2022-12-05

Cómo citar

Lira, E. S. de, & Rafael, E. L. (2022). O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474