Representações de professores a respeito de imigrantes em idade escolar nas escolas públicas do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.32877Palavras-chave:
Representações sociais, Imigrantes, ProfessoresResumo
Diversas crianças e jovens imigrantes são matriculados nas escolas públicas do Distrito Federal (DF), no Brasil. Em geral, por não terem conhecimento prévio da língua portuguesa, eles podem enfrentar dificuldades para acompanhar as aulas (CUNHA, 2015; SONAI, 2019). Diante desse contexto, o professor desempenha um papel importante para o acolhimento e a inserção desse público nessa outra realidade linguístico-cultural. Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as representações sociais de professores da rede pública sobre a inserção desse público no ambiente escolar (MOSCOVICI, 2015; JODELET, 2001). Este trabalho é de natureza qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) e de cunho exploratório (SEVERINO, 2016; GIL, 2012), na modalidade estudo de caso (RAMPAZZO, 2002; YIN, 2005; PADUÁ, 2010). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com 12 perguntas para 16 professores de diferentes áreas do conhecimento. Esta pesquisa revela uma demanda de políticas públicas que garantam a implementação de cursos de formação especializada que instruam os professores e outros agentes escolares para o acolhimento desse público, cursos de língua portuguesa para os aprendentes imigrantes, contratação de tradutores e intérpretes, dentre outros.
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