The dialogues between preceptor and resident in the context of pedagogical residence: reflections in favor of a construction of teacher identity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Keywords:

Pedagogical Residence, initial teacher education, teacher identity

Abstract

The Pedagogical Residency Program (PR) aims at inserting the undergraduate student into the school for teaching practice. During the first call for proposals, the Spanish/English Language Group from the Department of Foreign Languages at UFPB constituted a collective with 27 residents. They were allocated in three full-time schools in the cities of João Pessoa and Bayeux. The residents’ activities were divided into setting, observing, teaching, input meetings, besides developing an intervention plan. In each school, a preceptor accompanied the residents, and he/she supervised all the work developed. Considering this formative scenario, we aim, in this paper, at reflecting on the construction of the teacher identity from the dialogue between a resident and his preceptor. Our corpus comprises reflective reports, written by the resident, and analyzed under a qualitative-interpretative perspective. This paper relies on the conception of identity (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; 2014 [2001]), identity and teachers’ formation (TARDIF, 2002; OLIVEIRA; BOER, 2018; REICHMANN, 2015; 2013) and observation in initial teacher education context (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011). The result of our analysis showed that the dialogues between preceptor and resident added to the construction of the pre-service teacher professional identity, from a critical-reflexive perspective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edvaldo Santos de Lira, Secretária da Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba

Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Participou como bolsista e voluntário do Projeto de Extensão: "Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas - Teoria e Prática" (2018-2020). Atuou como residente-bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Rede Estadual da Paraíba.

Betânia Passos Medrado, Universidade Federal da Paraíba

Betânia Passos Medrado é Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras (1993) pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Letras (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). É autora de artigos e capítulos de livros resultantes de pesquisa que desenvolve nas seguintes áreas: formação inicial e continuada de professores de línguas; linguagem e trabalho docente; construção identitária e desenvolvimento profissional; ensino de línguas estrangeiras e inclusão escolar. É uma das coordenadoras do grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (Aldei- CNPq) e membro do GT Formação de Educadores em Linguística Aplicada (ANPOLL). Foi avaliadora para o Ensino Fundamental e Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014, 2015 e 2017).

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Walison Paulino de Araújo Costa é professor do curso de Letras-Inglês do Campus I na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também professor da EaD, desde 2014, tendo atuado, mais especificamente, no Curso de Letras-Português da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, atualmente, no Curso de Letras-Inglês do CCAE/UFPB. Como formador e orientador, atua no Programa de Residência Pedagógica (RP), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e da Tutoria de Professores em Desenvolvimento dos Cursos da Extensão do DLEM, ambos na UFPB. É pesquisador do Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI-CNPq). Foi professor efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM) e na Universidade Federal do Piauí (CMRV). Foi também professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Vernácula, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2007), graduação em Direito (2000), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2002) e Mestrado em Letras na área de Linguística Teórica (2006). É doutor e pós-doutorando em Linguística pelo PROLING/UFPB. É também bacharelando em Psicologia.

References

ARAÚJO, Maria Dalvaneide de Oliveira; BARROS, Gleize Cristina França de; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. A construção da identidade docente do licenciado de Ciências Biológicas em início de carreira. RIS ”“ Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2., mai./ago. 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2014 [2001].

BIAZI, Terezinha Marcondes Diniz; GIMENEZ, Telma; STUTZ, Lidia. O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de Inglês. Revista Sigmum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p. 57-78, 2011.

BRASIL. Edital Capes 06/2018, que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf> Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CLOT, Yves. Clínica da atividade e psicopatologia do trabalho. In: CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir, 2010. p. 99-116.

COSTA, Luciana Laureano; FONTOURA, Helena Amaral. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, 2015.

FOGAÇA, Francisco Carlos. Conflito e desenvolvimento: duas faces da mesma moeda. In: CRISTOVÃO, V. L. L. Atividade docente e desenvolvimento. Campinas: Pontes Editora, 2011. p. 91-105.

GARCIA, Maria M. A.; HYPOLITO, Alvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./mar. 2005.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil ”“ UAB/UFRGS; Curso de Graduação Tecnológica ”“ Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SeaD/UFRGS. ”“ Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Kelry Alves. Identidade docente nos artigos da Anped ”“ 2010/2014. Rebes ”“ Revista Brasileira de Ensino Superior, 2(3), p. 5-17, jul.-set. 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SANCHES NETO, Luiz; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978>. Acesso em: 10 maio 2020.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: BRONCKART, Jean-Paul; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos et al. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, Anna Raquel; BRONCKART, Jean Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ABREU-TARDELLLI, Lília Santos (Org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, Ana Maria; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O interacionismo sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2020. v. 1, p. 141-162.

MEDRADO, Betânia Passos; VELOSO- LEITAO, Liane. Por entre paisagens líquidas: a construção identitária de professores de inglês no contexto de cursos de idiomas. In: OLIVEIRA, Luciani Salcedo de; BOER, Raphael Albuquerque de (Org.). Professores(as) de línguas em uma perspectiva crítica: discursos, linguagens e identidades. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 1, p. 43-68.

MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. D.E.L.T.A., 32, 1, p. 75-97, 2016.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

REICHMANN, Carla Lynn. (Org.). Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2013. v. 1, p. 71-92.

REICHMANN, Carla Lynn. Letras e letramentos: escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. São Paulo: Mercado de Letras, 2015.

SABOTA, Barbra. Entre o querer e o fazer: considerações sobre a formação universitária reflexiva de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 65-79, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Published

2020-12-28

How to Cite

Lira, E. S. de, Medrado, B. P., & Costa, W. P. de A. (2020). The dialogues between preceptor and resident in the context of pedagogical residence: reflections in favor of a construction of teacher identity. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 231–254. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Issue

Section

Artigos