Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851Palavras-chave:
Residência Pedagógica, formação inicial, identidade docenteResumo
O Programa Residência Pedagógica (RP) objetiva inserir o licenciando no ambiente escolar para o exercício docente. Na vigência do primeiro edital, o Núcleo Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPB formou um coletivo com 27 residentes, alocados em três escolas integrais, nos municípios de João pessoa e Bayeux. As atividades dos residentes dividiram-se em: ambientação, regência, observação, reuniões formativas, além da elaboração de um plano de intervenção. Em cada escola, os residentes foram acompanhados por um preceptor, responsável por supervisionar todo o trabalho desenvolvido. Considerando esse cenário formativo, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre a construção da identidade docente com base nos diálogos de um residente com sua preceptora. Nosso corpus é constituído de relatos reflexivos, escritos pelo residente e analisados sob um viés qualitativo-interpretativista. Este trabalho apoia-se na concepção sobre identidade (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; 2014[2001]), identidade e formação docente (TARDIF, 2002; OLIVEIRA; BOER, 2018; REICHMANN, 2015; 2013) e observação no contexto de formação inicial (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011). O resultado da nossa análise evidenciou que os diálogos entre preceptora e residente contribuíram significativamente para a construção da identidade profissional do docente em formação, numa perspectiva crítico-reflexiva.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria Dalvaneide de Oliveira; BARROS, Gleize Cristina França de; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. A construção da identidade docente do licenciado de Ciências Biológicas em início de carreira. RIS ”“ Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2., mai./ago. 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2014 [2001].
BIAZI, Terezinha Marcondes Diniz; GIMENEZ, Telma; STUTZ, Lidia. O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de Inglês. Revista Sigmum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p. 57-78, 2011.
BRASIL. Edital Capes 06/2018, que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf> Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CLOT, Yves. Clínica da atividade e psicopatologia do trabalho. In: CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir, 2010. p. 99-116.
COSTA, Luciana Laureano; FONTOURA, Helena Amaral. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, 2015.
FOGAÇA, Francisco Carlos. Conflito e desenvolvimento: duas faces da mesma moeda. In: CRISTOVÃO, V. L. L. Atividade docente e desenvolvimento. Campinas: Pontes Editora, 2011. p. 91-105.
GARCIA, Maria M. A.; HYPOLITO, Alvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./mar. 2005.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil ”“ UAB/UFRGS; Curso de Graduação Tecnológica ”“ Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SeaD/UFRGS. ”“ Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GONÇALVES, Kelry Alves. Identidade docente nos artigos da Anped ”“ 2010/2014. Rebes ”“ Revista Brasileira de Ensino Superior, 2(3), p. 5-17, jul.-set. 2016.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SANCHES NETO, Luiz; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978>. Acesso em: 10 maio 2020.
MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: BRONCKART, Jean-Paul; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos et al. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.
MACHADO, Anna Raquel; BRONCKART, Jean Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ABREU-TARDELLLI, Lília Santos (Org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, Ana Maria; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O interacionismo sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2020. v. 1, p. 141-162.
MEDRADO, Betânia Passos; VELOSO- LEITAO, Liane. Por entre paisagens líquidas: a construção identitária de professores de inglês no contexto de cursos de idiomas. In: OLIVEIRA, Luciani Salcedo de; BOER, Raphael Albuquerque de (Org.). Professores(as) de línguas em uma perspectiva crítica: discursos, linguagens e identidades. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 1, p. 43-68.
MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. D.E.L.T.A., 32, 1, p. 75-97, 2016.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
REICHMANN, Carla Lynn. (Org.). Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2013. v. 1, p. 71-92.
REICHMANN, Carla Lynn. Letras e letramentos: escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. São Paulo: Mercado de Letras, 2015.
SABOTA, Barbra. Entre o querer e o fazer: considerações sobre a formação universitária reflexiva de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 65-79, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.