O processo de inclusão de DAS em contexto bilíngue ”“ Português/LIBRAS com a intermediação de intérpretes:
um olhar discursivo
Palavras-chave:
Análise do discurso, Português Segunda Língua, intérprete em LIBRAS, ensino, educação inclusivaResumo
Segundo a legislação brasileira vigente, é compromisso de todos os segmentos educacionais desenvolver políticas de inclusão. O presente artigo analisa a inclusão de portadores de necessidades especiais auditivas (Das) 3 implementada na última década no Brasil, especialmente no segmento da educação fundamental. Com base em dados oficias do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de sua Secretaria de Educação Especial (SEESP), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) é feita uma reflexão sobre a urgência do desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares como forma de subsidiar teórica e pragmaticamente a implementação de opções pedagógicas que efetivamente ensejem o processo de inclusão educativa dos Das, através da intermediação de intérpretes em LIBRAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


