QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO: ESTRATÉGIAS DE BUSCA LEXICAL POR TRADUTORES DE FRANCÊS
Palavras-chave:
uso do dicionário, estratégias de tradução, metalexicografiaResumo
As estratégias de tradução utilizadas por cinco alunos do último ano do curso Tradutor durante uma atividade autêntica de tradução francês-português são observadas sob o aspecto do uso de dicionários e de outras obras de referência. Os resultados permitem atingir dois objetivos. O primeiro é identificar oportunidades para o ensino do uso do dicionário, com vistas a melhorar as habilidades de consulta da turma de alunos a que pertencem os sujeitos de pesquisa. O segundo é identificar oportunidades para desenvolvimento e aperfeiçoamento de soluções lexicográficas a partir dos problemas enfrentados pelos sujeitos de pesquisa. A análise dos dados corrobora a hipótese de que os dicionários impressos são preteridos pelas novas gerações de tradutores em favordos dicionários em mídia eletrônica ou digital. Observou-se intenso e diversificado uso do motor de busca Google, sugerindo que esse tipo de recurso constitui tanto uma forma de acesso para obras de referência em linha quanto uma obra de referência por si só. Essas duas evidências indicam que o ensino do uso de dicionários poderia expandir-se para “ensino de estratégias de busca lexical”, incorporando o ensino de estratégias avançadas de pesquisa no motor de busca. Os resultados apontam também que o conceito de dicionário poderá sofrer mudanças nas próximas décadas, ou incorporando facilidades que hoje se extraem do motor de busca (como frequência de palavras e busca de colocações) ou sendo incorporado em aplicativos de apoio linguístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


