Opções metodológicas para o uso de estratégias de aprendizagem da gramática por estudantes universitários moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43844Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem da gramática, Modelos de ensino de estratégias de aprendizagem., Português língua não maternaResumo
As estratégias de aprendizagem são, no geral, empreendimentos cognitivos que auxiliam os aprendentes de uma língua não materna (LNM) na aquisição desse sistema linguístico. O presente estudo, inspirado em Pawlak (2018), avalia o grau de uso de estratégias de aprendizagem da gramática em 30 estudantes universitários moçambicanos, no ano 2021, com base num questionário agrupando instâncias/estratégias de aquisição gramatical. O estudo defende, no final, que a maioria da população inquerida aplica as estratégias de aprendizagem da gramática, propondo opções metodológicas para a minoria dos aprendentes do Português LNM que desconhecem a sua aplicabilidade.
Downloads
Referências
ARANA, A. R. de A.; KLEBIS, A. B. S. O. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, Curitiba. Anais… Curitiba, 2015, p. 26669-26686.
BIGGS, J.; KEMBER, D.; LEUNG, D. Y. The revised two-factor study process questionnaire: R-SPQ-2F. The British Journal of Educational Psychology, v. 71, p. 133-149, Mar. 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1348/000709901158433. Acesso em: 20 jun. 2022.
BOURKE, J. M. A rough guide to language awareness. English Teaching Forum, v. 46, n. 1, p. 12-21, 2008.
COHEN, A. D. Strategies in learning and using a second language. New York: Longman, 1998.
COHEN, A. D.; MACARO, E. Introduction. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language learner strategies: thirty years of research and practice. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007. p. 1-12.
CHAMOT, A. U. Issues in language learning strategy research and teaching. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, v. 1, n. 1, p. 14-26, 2004.
CHASTAIN, K. Developing second language skills: theory and practice. 3 ed. San Diego: Harcourt Brace Javanovich, 1988.
DARROZ, L. M.; TREVISAN, T. L.; ROSA, C. T. W. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 93-109, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5473. Acesso em: 20 jun. 2022.
DAVIS, C.; NUNES, M.; NUNES, C. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 205-230, 2005.
DOLE, J. A.; NOKES, J. D.; DRITS, D. Cognitive strategy instruction. In: DUFFY, G. G.; ISRAEL, S. E. (Eds.). Handbook of research on reading comprehension. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2009. p. 1-59.
ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford, UK: Oxford University Press, 1994.
ELLIS, R. Investigating form-focused instruction. In: ELLIS, R. (Ed.). Form focused instruction in second language learning. Oxford, UK: Wiley-Blackwell; Oxford University Press, 2001. p. 1-46.
ELLIS, R.; LOEWEN, S.; BASTURKMEN, H. Disentangling focus on form: a response to Sheen and O’Neill (2005). Applied Linguistics, v. 27, p. 135-141, 2006.
ERNESTO, N. M. Ensino estratégico da gramática na aula de Português Língua Não Materna. 2015. 330 f. Tese (Doutorado em Estudos do Português) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.
ERNESTO, N. M. Abordagem comunicativa na aprendizagem da gramática na aula de português Língua Não Materna: um estudo de caso. Revista X, v. 1, p. 138-159, 2016.
GRENFELL, M.; HARRIS, V. Modern languages and learning strategies: in theory and practice. London: Routledge, 1999.
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. 2 ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2000.
LIU, J. Language learning strategies and its training model. International Education Studies, v. 3, p. 100-104, 2010.
MENDES, M. B. S. A aprendizagem cooperativa ao serviço de uma interação significativa na aula de PLE – nível A1.2. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2018.
McGUIRE, S. Y.; McGUIRE, S. Teach students how to learn: strategies you can incorporate in any course to improve student metacognition, study skills, and motivation. Sterling, Virginia: Stylus Publishing, LLC, 2016.
MOREIRA, A E. C. A importância do ensino das estratégias de aprendizagens aos alunos do ensino fundamental. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, Curitiba. Anais… Curitiba, 2015, p. 3216-3228.
O’MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. U. Learning strategies in second language acquisition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990.
OXFORD, R. Language learning strategies: what every teacher should know. New York: Newbury House Publishers, 1990.
PARADOWSKI, M. B. Unity of formal instruction and focus on form in language teaching: exploring the L1/L2 interface: A study of Polish Advanced EFL Learners. Institute of English studies, University of Warsaw, p. 64-85, 2007.
PAWLAK, M. Grammar Learning Strategy Inventory (GLSI): another look. Studies in Second Language Learning and Teaching, n. 8, p. 351-379, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1183951.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
PURPURA, J. E. Learner strategy use and performance on language tests: a structural equation modeling approach. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1999.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. New York: Cambridge University Press, 2000.
ROSÁRIO, P. et al. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain. Higher Education Research & Development, v. 34, n. 1, p. 173-187, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.935932. Acesso em: 20 jun. 2022.
RUBIN, J. Learner strategies: theoretical assumptions, research history and typology. In: WENDEN, A.; RUBIN, D. (Ed.). Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987. p. 15-30.
TEIXEIRA, H. O que é aprendizagem?: ciências da aprendizagem, 10 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-aprendizagem/. Acesso em: 20 jun. 2022.
TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, L. W. Ensino de gramática: abordagens, problemas e propostas. In: CNLF, 9., 2005, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF… Rio de Janeiro: CIFEFIL, v. IX, n. 5, 2005, p. 97-106.
WENDEN, A. A literature review: the process of intervention. Language Learning, n. 33, p. 103-121, 1983.
WENDEN, A.; RUBIN, J. Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


