Opções metodológicas para o uso de estratégias de aprendizagem da gramática por estudantes universitários moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43844Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem da gramática, Modelos de ensino de estratégias de aprendizagem., Português língua não maternaResumo
As estratégias de aprendizagem são, no geral, empreendimentos cognitivos que auxiliam os aprendentes de uma língua não materna (LNM) na aquisição desse sistema linguístico. O presente estudo, inspirado em Pawlak (2018), avalia o grau de uso de estratégias de aprendizagem da gramática em 30 estudantes universitários moçambicanos, no ano 2021, com base num questionário agrupando instâncias/estratégias de aquisição gramatical. O estudo defende, no final, que a maioria da população inquerida aplica as estratégias de aprendizagem da gramática, propondo opções metodológicas para a minoria dos aprendentes do Português LNM que desconhecem a sua aplicabilidade.
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