Opções metodológicas para o uso de estratégias de aprendizagem da gramática por estudantes universitários moçambicanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43844

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem da gramática, Modelos de ensino de estratégias de aprendizagem., Português língua não materna

Resumo

As estratégias de aprendizagem são, no geral, empreendimentos cognitivos que auxiliam os aprendentes de uma língua não materna (LNM) na aquisição desse sistema linguístico. O presente estudo, inspirado em Pawlak (2018), avalia o grau de uso de estratégias de aprendizagem da gramática em 30 estudantes universitários moçambicanos, no ano 2021, com base num questionário agrupando instâncias/estratégias de aquisição gramatical. O estudo defende, no final, que a maioria da população inquerida aplica as estratégias de aprendizagem da gramática, propondo opções metodológicas para a minoria dos aprendentes do Português LNM que desconhecem a sua aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane

Nelson Ernesto possui Licenciatura em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane, Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira na Universidade Nova de Lisboa (Lisboa-Portugal) e Doutorado em Estudos Portugueses, na especialidade do Ensino do Português, também na Universidade Nova de Lisboa. Atuou como Leitor de Português na Universidade do Zimabbué (2007-2014) e na University of Cape Town(África do Sul) (2015-2016). Atualmente é professor efetivo da Universidade Eduardo Mondlane.

Referências

ARANA, A. R. de A.; KLEBIS, A. B. S. O. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, Curitiba. Anais… Curitiba, 2015, p. 26669-26686.

BIGGS, J.; KEMBER, D.; LEUNG, D. Y. The revised two-factor study process questionnaire: R-SPQ-2F. The British Journal of Educational Psychology, v. 71, p. 133-149, Mar. 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1348/000709901158433. Acesso em: 20 jun. 2022.

BOURKE, J. M. A rough guide to language awareness. English Teaching Forum, v. 46, n. 1, p. 12-21, 2008.

COHEN, A. D. Strategies in learning and using a second language. New York: Longman, 1998.

COHEN, A. D.; MACARO, E. Introduction. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language learner strategies: thirty years of research and practice. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007. p. 1-12.

CHAMOT, A. U. Issues in language learning strategy research and teaching. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, v. 1, n. 1, p. 14-26, 2004.

CHASTAIN, K. Developing second language skills: theory and practice. 3 ed. San Diego: Harcourt Brace Javanovich, 1988.

DARROZ, L. M.; TREVISAN, T. L.; ROSA, C. T. W. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 93-109, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5473. Acesso em: 20 jun. 2022.

DAVIS, C.; NUNES, M.; NUNES, C. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 205-230, 2005.

DOLE, J. A.; NOKES, J. D.; DRITS, D. Cognitive strategy instruction. In: DUFFY, G. G.; ISRAEL, S. E. (Eds.). Handbook of research on reading comprehension. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2009. p. 1-59.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford, UK: Oxford University Press, 1994.

ELLIS, R. Investigating form-focused instruction. In: ELLIS, R. (Ed.). Form focused instruction in second language learning. Oxford, UK: Wiley-Blackwell; Oxford University Press, 2001. p. 1-46.

ELLIS, R.; LOEWEN, S.; BASTURKMEN, H. Disentangling focus on form: a response to Sheen and O’Neill (2005). Applied Linguistics, v. 27, p. 135-141, 2006.

ERNESTO, N. M. Ensino estratégico da gramática na aula de Português Língua Não Materna. 2015. 330 f. Tese (Doutorado em Estudos do Português) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.

ERNESTO, N. M. Abordagem comunicativa na aprendizagem da gramática na aula de português Língua Não Materna: um estudo de caso. Revista X, v. 1, p. 138-159, 2016.

GRENFELL, M.; HARRIS, V. Modern languages and learning strategies: in theory and practice. London: Routledge, 1999.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. 2 ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2000.

LIU, J. Language learning strategies and its training model. International Education Studies, v. 3, p. 100-104, 2010.

MENDES, M. B. S. A aprendizagem cooperativa ao serviço de uma interação significativa na aula de PLE – nível A1.2. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2018.

McGUIRE, S. Y.; McGUIRE, S. Teach students how to learn: strategies you can incorporate in any course to improve student metacognition, study skills, and motivation. Sterling, Virginia: Stylus Publishing, LLC, 2016.

MOREIRA, A E. C. A importância do ensino das estratégias de aprendizagens aos alunos do ensino fundamental. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, Curitiba. Anais… Curitiba, 2015, p. 3216-3228.

O’MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. U. Learning strategies in second language acquisition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990.

OXFORD, R. Language learning strategies: what every teacher should know. New York: Newbury House Publishers, 1990.

PARADOWSKI, M. B. Unity of formal instruction and focus on form in language teaching: exploring the L1/L2 interface: A study of Polish Advanced EFL Learners. Institute of English studies, University of Warsaw, p. 64-85, 2007.

PAWLAK, M. Grammar Learning Strategy Inventory (GLSI): another look. Studies in Second Language Learning and Teaching, n. 8, p. 351-379, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1183951.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

PURPURA, J. E. Learner strategy use and performance on language tests: a structural equation modeling approach. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1999.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. New York: Cambridge University Press, 2000.

ROSÁRIO, P. et al. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain. Higher Education Research & Development, v. 34, n. 1, p. 173-187, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.935932. Acesso em: 20 jun. 2022.

RUBIN, J. Learner strategies: theoretical assumptions, research history and typology. In: WENDEN, A.; RUBIN, D. (Ed.). Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987. p. 15-30.

TEIXEIRA, H. O que é aprendizagem?: ciências da aprendizagem, 10 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-aprendizagem/. Acesso em: 20 jun. 2022.

TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, L. W. Ensino de gramática: abordagens, problemas e propostas. In: CNLF, 9., 2005, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF… Rio de Janeiro: CIFEFIL, v. IX, n. 5, 2005, p. 97-106.

WENDEN, A. A literature review: the process of intervention. Language Learning, n. 33, p. 103-121, 1983.

WENDEN, A.; RUBIN, J. Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ernesto, N. (2022). Opções metodológicas para o uso de estratégias de aprendizagem da gramática por estudantes universitários moçambicanos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG8. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43844

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.