Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1336Palabras clave:
Aconselhamento linguageiro;, Autonomia;, Motivação;, Francês língua estrangeiraResumen
Resumo
Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE.
Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.
Abstract
This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language.
Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.
Descargas
Citas
BENSON, Phil. Teaching and researching autonomy in foreign languages learning.Harlow, England: Pearson,2001.
DÖRNYEI, Zoltán. Motivação em ação: buscando uma conceituação processual da motivação de alunos. In: BARCELOS,AnaMariaF.(Org.). Linguística aplicada: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira.Tradução: André Monteiro Diniz e Walkyria Magno e Silva.Campinas: Pontes,2001. p. 199-236.
FELDER, Richard; SOLOMAN, Barbara. Index oflearningstylesquestionnaire.Disponívelem: <http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html>.Acesso em: 14/08/2011.
LITTLE, David.Autonomy: definitions, issues and problems. Dublin: Authentik,1991.
MOZZON-McPHERSON, Marina. Supporting independent learning environments: ananalysis of structures and roles of language learning advisers. System, v. 35, n. 1, p.66-92, 2007Special Issue on Counseling in Language Learning Settings.
OXFORD, Rebecca. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle&Heinle, 1990.
RILEY, Philip. The guru and the conjurer: aspects of counseling for self-access. In: BENSON,Phil; VOLLER,Peter(Eds.). Autonomy and independence in language learning. London: Longman, 1997.p. 114-131.
USHIODA, Autonomy:the role of motivation. Dublin: Authentik, 1996.
VIEIRA, Flávia. Teacher development through inquiry: getting started. In: BARFIELD,Andy;BROWN,Steve(Eds.). Reconstructing autonomy in language education: inquiry and innovation. London: Palgrave, 2007. p. 15-29.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
