Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro

Autores/as

  • Walkyria Passos Magno e Silva UFPA
  • Edirnelis Moraes dos Santos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1336

Palabras clave:

Aconselhamento linguageiro;, Autonomia;, Motivação;, Francês língua estrangeira

Resumen

Resumo

Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE.

Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.

 

Abstract

This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language.

Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.

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Biografía del autor/a

Walkyria Passos Magno e Silva, UFPA

Possui graduação em licenciatura em Letras Português, Alemão e Inglês, mestrado em Linguística, doutorado em Ciências da Linguagem e pós doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associado 3 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem, motivação, aconselhamento linguageiro e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no paradigma da complexidade.  De março de 2008 a março de 2010 ocupou o cargo de Diretora da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará.

Edirnelis Moraes dos Santos, UFPA

Mestre em Letras/Linguística. Possui graduação em Letras - Hab. Língua Portuguesa e Hab. Língua Francesa. Atua como professora colaboradora do Parfor/UFPA e instituições particulares de ensino superior. Foi Assistente de Língua Portuguesa no Colégio-Liceu Montaigne de Paris. Participa da aplicação do Exame CELPE-Bras. Atua nas áreas de Letras, Português Língua Materna e Estrangeira, Francês Língua Estrangeira.

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Publicado

2015-04-20

Cómo citar

Magno e Silva, W. P., & Santos, E. M. dos. (2015). Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1336

Número

Sección

Artigos