A política cultural dos livros didáticos de matemática

um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21853

Palavras-chave:

Educação matemática, Currículo, Política cultural, Livros didáticos de matemática

Resumo

Neste artigo, apresentarei como o currículo de matemática direciona valores, comportamentos e moralidades que vão além dos conteúdos conceituais, das habilidades ou das competências, produzindo implicações políticas. Mais especificamente, mostrarei como os livros didáticos de matemática propõem o ensino de formas específicas de ser e de se comportar no mundo, alinhadas às políticas neoliberais. Concluo que a política cultural é uma ferramenta potente para analisar currículos de matemática e que essas análises têm implicações importantes para a formação de professores que ensinam matemática, pois oferecem outros modos de olhar para os processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado pelo Departamento de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Estocolmo (Suécia). Doutorado e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotado no Instituto de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Atuou durante doze anos como professor de Matemática em escolas da cidade de São Paulo, tanto nos anos finais do ensino fundamental, quanto no ensino médio. É editor da Revista Perspectivas da Educação Matemática (ISSN 2359-2842), desde janeiro de 2014. Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio", financiado pelo CNPq. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2013-2016) e Presidente da Comissão Científica do XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado em São Paulo, em 2016. É coordenador do Grupo de Trabalho "Currículo e Educação Matemática" (GT3) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), desde 2012, e líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM).

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Publicado

27.02.2019

Como Citar

Silva, M. A. da. (2019). A política cultural dos livros didáticos de matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais. Linhas Crí­ticas, 25, e21853. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21853

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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