Tendências metodológicas nas pesquisas sobre as licenciaturas: análise em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202451494Palavras-chave:
Licenciaturas, Formação de Professores, Pesquisa em EducaçãoResumo
O texto em tela refere-se a um levantamento bibliográfico que teve como objetivo caracterizar as tendências metodológicas nas pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2015 a 2021. Este estudo contribui para o entendimento acerca de como vem se desenvolvendo, em termos metodológicos, a produção do conhecimento acerca das licenciaturas. Foram analisados 400 trabalhos. Pontua-se, entre outros aspectos, que a abordagem qualitativa se sobressai nos estudos e os sujeitos mais pesquisados referem-se aos professores formadores e estudantes das licenciaturas. Frisa-se que, em muitas pesquisas, não foi possível caracterizar a metodologia, o que denota ausência de clareza metodológica pelos pesquisadores.
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