A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano

Autores

  • Amanda Nogueira Pereira Universidade de Brasília - UnB
  • Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4507

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Aprendizagem, Crianças, Anos iniciais

Resumo

O presente estudo objetiva compreender o significado da avaliação para as crianças de quarto ano e as relações que elas estabelecem com o seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada com oito crianças que participaram de três encontros de grupo focal e uma entrevista individual. A análise priorizou as interações discursivas e as narrativas de duas participantes. Resultados sugerem que as crianças convivem com várias concepções de avaliação na prática escolar. Embora seja dominante a prática de testes com vistas à nota, elas demonstram um posicionamento crítico acerca da função da avaliação para a própria aprendizagem. Em sua complexidade, a condução da avaliação parece participar significativamente na construção do sentimento delas sobre a experiência escolar.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Pereira, A. N., & Freire, S. F. de C. D. (2015). A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano. Linhas Crí­ticas, 21(44), 199–217. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4507

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