Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG

Autores

  • Marcos Prado Amaral Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4592

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Diferenças individuais, Ensino, Ensino técnico-profissional

Resumo

Utilizando o instrumento N-ILS, desenvolvido e validado por Vieira Jr (2012), este artigo apresenta um mapeamento dos estilos de aprendizagem de 44 alunos do último ano do curso técnico de informática do Cefet-MG em 2014, levantando um estilo dominante e propondo a formação de oito grupos de trabalhos com 5 alunos de perfis opostos e um grupo com 4 alunos. O perfil dominante apurado é levemente reflexivo, moderadamente visual, leve a moderadamente sequencial e fortemente sensorial. Constatou-se que este perfil se encaixa ao curso estudado. Isto traz benefícios para os alunos, professores, escola e empresas, que receberão profissionais que gostam de fazer o que aprenderam.

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Biografia do Autor

Marcos Prado Amaral, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando na Universidade Cruzeiro do Sul e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em realidade virtual distribuída aplicada à educação pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Cruzeiro do Sul. 

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Amaral, M. P., & Silveira, I. F. (2015). Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG. Linhas Crí­ticas, 21(45), 487–502. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4592

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