Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4152Palavras-chave:
Educação superior, Políticas de ingresso, DemocratizaçãoResumo
O texto discute a democratização nas políticas de ingresso na educação superior, segundo a mediação teórica de Marx, Lukács e Wood. São utilizadas fontes documentais e bibliográficas, destacando os formatos seletivos de ingresso. Do estudo extrai-se a complexidade do sentido de democracia, um conceito implicado nas contradições sociais, na transformação da sociedade e na compreensão de ser humano. Igualmente, é possível apreender um discurso de infalibilidade e redenção sobre o ingresso na educação superior, cuja realidade, no entanto, ocorre de forma limitada e contraditória.
Downloads
Referências
BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Superior 2011 ”“ Graduação. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em: 30 jan. 2013.
BRASIL. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2012.
BRASIL. Proposta à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Assessoria de Comunicação Social.Ministério da Educação.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310&id=13318&option=com_content&view=article>. Acesso em: 17 mar. 2010.
BORGES, José Leopoldo das Graças Borges; CARNIELLI, Beatrice Laura Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 113-139, jan./abr. 2005.
BORGES, Liliam Faria. O debate sobre a democracia na tradição histórica da social-democracia. In: _______; MAZZUCO, Neiva Galina (Orgs.). Democracia e políticas sociais na América Latina. São Paulo: Xamã, 2009, p. 37-60.
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista. Categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa Ômega, 2004.
COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas do Brasil de hoje. In: Fávero, Osmar; SEMERARO, Giovanni (Orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro.Petrópolis: Vozes, 2002. p. 11-40.
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. O ensino superior, da Colônia à Era Vargas. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
EAGLETON, Terry. Marx e a liberdade. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional.São Paulo: Cortez, 1997, p. 70-90.
GOMES, Maria Aldair; LIMA, Antonio Bosco. Os surgimentos dos programas alternativos como forma de ingresso na educação superior. In: Anped Centro-Oeste, 2010, Uberlândia, Anais...,Uberlândia, Editora UFU, 2010.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LEFEBVRE, Henri. Sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1979.
LUKÁCS, György. Socialismo e democratização. Escritos políticos 1956-1971. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2005.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Disponível em: <http://www.marxists.org>. Acesso em: 17 abr. 2007.
MERCADANTE QUER DAR BÔNUS... Jornal da Ciência4.436, de 13/02/2012. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 14 fev.2012.
O FIM DO VESTIBULAR ...Jornal da Ciência 4317, de 08/08/2011. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 15 ago.2011.
ROSSATO, Ricardo. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: Editora UFP, 2005.
SILVA, Maria das Graças Martins da; NOGUEIRA, Patrícia Simone. Expansão na educação superior e a política de democratização: avanços e contradições. In: SILVA, Maria das Graças Martins da (Org.). Políticas educacionais: faces e interfaces da democratização. Cuiabá: Editora UFMT, 2011, p. 13-38.
SILVA, Maria das Graças Martins da; NOGUEIRA, Patrícia Simone; VELOSO, Tereza Christina M. Aguiar. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. Revista Avaliação. 2012 (prelo).
SOUZA, Joiciane Aparecida de. Políticas de acesso à educação superior: flexibilização e democratização do ingresso na universidade. 2007. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Uberlândia, 2007.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WOOD, Ellen. Democracia contra o capitalismo. A renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Anped, v. 11, n. 32, p. 226-370, maio/ago. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.