Vivenciando o referencial freireano na universidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3995Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Referencial freireano, UniversidadeResumo
O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.
Downloads
Referências
BARRETO, José Carlos; BARRETO, Vera. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Um Sonho que não Serve ao Sonhador. Brasília: UNESCO: MEC: RAAAB, 2005.
BRASIL.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa por amostra de domicílios. Disponível em: . Acesso em: 1º fev. 2012.
_______. INEP. Censo Escolar 2001-2011. Disponível em: . Acesso em: 1º fev. 2012.
EITERER, C., PEREIRA, M. A. Propostas de trabalho no currículo da EJA, telas e textos. In:Revista Presença Pedagógica, v. 15, n. 88. Belo Horizonte, jul./ago. 2009.
FREIRE, Paulo; Shor, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
_______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a.
_______. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001b.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.