As fichas de cultura do Sistema de Alfabetização Paulo Freire: um “Ovo de Colombo”
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3988Palavras-chave:
Cultura, Cultura popular, Alfabetização, Paulo Freire, Fichas de culturaResumo
O artigo retoma, inicialmente, as elaborações teóricas sobre cultura e cultura popular que fundamentaram a criação dos centros e movimentos de cultura e educação popular no Brasil nos anos de 1960. Apresenta, a seguir, o conceito antropológico de cultura assumido por Paulo Freire no Sistema de Alfabetização de Adultos, cuja primeira experiência foi realizada em Angicos, no Estado do Rio Grande do Norte, em 1963. Analisa o caráter inovador das fichas de cultura, motivadoras do processo de alfabetização. Reproduz e comenta as imagens artísticas dessas fichas, imagens feitas por Francisco Brennand para o Programa Nacional de Alfabetização, que seria implantado em todo o país, mas que foi bruscamente interrompido pelo golpe militar de 31 de março de 1964.
Downloads
Referências
AÇÃO POPULAR. Educação popular. In: FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular; memória dos anos 60. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
CHAUÃ, Marilena. Seminários: O nacional e o popular na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1983.
ESTEVAM, Carlos. Cultura popular posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963; republicado por José Olympio, em 2002.
FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Ed. da UNE, 1963; republicado em 1965 pela Civilização Brasileira e reproduzido em Arte em Revista n. 3, março 1980. Na nova edição publicada pela José Olympio, em 2002: Cultura posta em questão; Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte, o texto é precedido de um prefácio esclarecedor. MEB ”“ Movimento de Educação de Base. Fundamentação do programa para 1965 ”“ 1ª parte: estudos sociais; 1.1 - cultura. Rio de Janeiro, 1965. 9 p., mimeo.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos; contribuição à história da educação brasileira. São Paulo Loyola, 1973: ou História da educação popular no Brasil; educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.
SOUZA, Elisa Motta Moreira de. Tipos nacionais do Brasil: interpretações literárias e olhares iconográficos. Monografia de conclusão no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, em 2009.
SOARES, Leôncio e FÁVERO, Osmar (Orgs.). I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília: UNESCO/MEC, 2009. Disponível no portal mec.gov.br/Coleção Educação para Todos v.33 e em
TERRA, Antonia. Antes da hora. In: FERNANDES, Calazans & TERRA, Antonia. 40 horas de esperança. O método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.