A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental

Autores

  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Sandra Valéria Limonta Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3841

Palavras-chave:

Educação científica da criança, Ensino desenvolvimental, Teoria da atividade

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade edo ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia histórico-cultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anosiniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início doprocesso de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípiospsicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciênciaspara crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para oensino de ciências no curso de pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9394 de 1996.

______. Resolução do CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.

DAVYDOV, Vasili. Problems of developmental Teaching. The experience of theoretical andexperimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988, (vol. XXX, n. 8).

______. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, Seth;HEDEGAARD, Mariane; JENSEN, Uffe (Orgs.). Activity theory and social practice: cultural-historicalapproaches. Aarhus (Denmark): Aarthus University Press, 1999, p. 39-50.

______. El aporte de A. N. Leontiev al desarrollo de la psicología. In: GOLDER, Mário (Org.). Angustiapor la utopía. Buenos Aires: Ateneo Vigotskiano de la Argentina, 2002, p. 51-60.

FUMAGALLI, Laura. O ensino das Ciências Naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das Ciências Naturais. Contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13-29.

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Aprendizagem e formação de conceitos na teoria de Vasili Davydov. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria(Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática.Goiânia: CEPED/PUC GO, 2011, p. 71-84.

HEDEGAARD, Mariane; CHAIKLIN, Seth. Radical-local teaching and learning: a cultural-historical approach. Aarhus (Denmark): Aarhus University Press, 2005.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. Reflexões sobre o ensino de ciências. In: XAVIER, Maria Luisa M.; DALLAZEN, Maria Isabel H. (Orgs.). O ensino nas séries iniciais.Porto Alegre: Mediação, 1997, p. 47-50.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências.São Paulo: EPU/Edusp, 1987.

______. Reformas e realidade. O caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva.São Paulo,n. 14, vol. 1, p. 85-93, março de 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davídov. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro,n. 27 p. 5-24, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2004.

______. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas deensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática. Goiânia: CEPED/PUC GO, 2011,p. 85-100.

MALDANER, Otavio Aluizio; ZANON, Lenir Basso; AUTH, Milton. Pesquisa sobre educação nas Ciências e formação de professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana Maria (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias.Ijuí: Unijuí, 2006, p. 49-88.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 34, p. 94-103, janeiro, fevereiro, março e abril de 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica:primeiras aproximações.6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003(a).

______. Psicologia pedagógica.Porto Alegre: Artmed, 2003(b).

Downloads

Publicado

27.04.2012

Como Citar

Freitas, R. A. M. da M., & Limonta, S. V. (2012). A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. Linhas Crí­ticas, 18(35), 69–86. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3841

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.