O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais

Autores

  • Geisa Magela Veloso
  • Helda Maria H. Rodrigues
  • Márcio Antônio Silva
  • Maria Nailde Martins Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190

Palavras-chave:

Inovação educacional;, Descentralização;, Gestão escolar

Resumo

O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.   

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Publicado

31.07.2004

Como Citar

Veloso, G. M., Rodrigues, H. M. H., Silva, M. A., & Ramalho, M. N. M. (2004). O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais. Linhas Crí­ticas, 10(18), 49–66. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190

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