Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira

Autores

  • Mércia Pinto

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.2999

Palavras-chave:

Festividades natalinas;, Cultura popular;, Educação informal;, Teatro popular;, Música popular do Brasil

Resumo

Este trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.   

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Publicado

30.09.2002

Como Citar

Pinto, M. (2002). Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira. Linhas Crí­ticas, 8(14), 71–102. https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.2999

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