Ambigüedad y Conflicto: implementación de la BNCC de Historia en dos escuelas cariocas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347443Palabras clave:
Implementación de políticas educativas, BNCC, Contexto de implementación, Ambigüedad, ConflictoResumen
Este artículo analiza la implementación de la Base Curricular Común Nacional (BNCC), a la disciplina de Historia, en dos escuelas municipales de Río de Janeiro, considerando la alineación del plan de estudios elaborado por la Secretaría Municipal de Educación de Río de Janeiro (SME/RJ). Utilizamos el referencial de la Ciencia Política que analiza ambigüedades y conflictos en contextos de implementación, en una investigación cualitativa, involucrando análisis documental y entrevistas con agentes ejecutores. Se observó que la BNCC presentó un contexto de implementación política y que el Currículo Carioca presentó un contexto de implementación experimental (Matland, 1995).
Descargas
Citas
Brasil (2017b). Portaria n° 1.570, publicada no DOU em 21 de dezembro de 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78631-pcp015-17-pdf/file
Brasil (2017c). Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno.http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf
Brasil. (2017a). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Heclo, H. (1978). Issue Networks and the Executive Establishment. Em: King, A. (Ed.), The New American Political System (pp. 87-124). American Enterprise Institute.
Lipsky, M. (2019). Burocracia de nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos (Tradutor: Arthur Eduardo Moura da Cunha). Enap. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4158/1/Burocracia%20de%20n%c3%advel%20de%20rua_Michael%20Lipsky.pdf
Lopes, A. C., (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. EdUERJ.
Lotta, G. S. (org.) (2019). Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Enap. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4162/1/Livro_Teorias%20e%20An%C3%A1lises%20sobre%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20no%20Brasil.pdf
Lotta, G. S., Bauer, M., Rojas, C., & Jobim, R. (2021). Efeito de mudanças no contexto de implementação de uma política multinível: análise do caso da reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista De Administração Pública, 55(2), 395-413. https://doi.org/10.1590/0034-761220190159
Matland, R. E. (1995). Synthesizing the Implementation Literature: The ambiguity-conflict model of policy implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, 2 (5), 145-174. https://www.jstor.org/stable/1181674
Oliveira, A. C. P. (2018) Gestão, liderança e clima escolar. Appris.
Oliveira, A. C. P., Sequeira, D. A. F., & Gomes, l. F. X. (2022) A implementação do Turno Único no Rio de Janeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17, 2343-2364. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16732
Pires, R. (Org.) (2019) Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na Implementação de políticas públicas. Ipea. https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9323/1/Implementando%20desigualdades_reprodu%C3%A7%C3%A3o%20de%20desigualdades%20na%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas.pdf
Rio de Janeiro. (2020a). Deliberação E/CME nº 37, de 28 de janeiro de 2020. Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro. http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10912399/4269347/DELIBERACAO37.pdf
Rio de Janeiro. (2020b). Deliberação E/CME n.º 42, de 23 de setembro de 2020. Conselho Municipal de Educação. https://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imprimir_materia/680533/4701
Rio de Janeiro. (2021a). Resolução n.º 246, de 02 de fevereiro de 2021. Secretaria Municipal de Educação. http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12555768/4316805/ResolucaoSME246MatrizCurricular.pdf
Rio de Janeiro. (2021b). Resolução nº 261, de 28 de abril de 2021. Secretaria Municipal de Educação. https://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imprimir_materia/727274/4930
Rio de Janeiro. (2021c). Deliberação E/CME nº 48, de 11 de maio de 2021. Conselho Municipal de Educação. http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12807773/4324402/Deliberacao48republicado.pdf
Rio de Janeiro. (2021d). Priorização Curricular. Ensino Fundamental - História 2021. Secretaria Municipal de Educação. http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12833786/4323364/ApresentacaoPriorizacaoCurricularHistoriarevisado.pdf
Rothstein, B. (1998). Just Institutions Matter. Cambridge University Press.
Sequeira, D. A. F. (2022) Implementação do currículo de História e a discricionariedade dos agentes implementadores em escolas públicas cariocas. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro] Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13387276
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Ana Cristina Prado de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.