A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243217

Palavras-chave:

Freinet, Educação, Covid-19, Ensino remoto

Resumo

Este ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Rio Claro (2018). Doutor em Geografia pela Unesp, campus Rio Claro (2014). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br

Maria do Rosário Silveira Porto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1993). Professora aposentada da Faculdade de Educação da USP. E-mail: mdoporto@uol.com.br

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília (2014). Pesquisadora em estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. E-mail: flaviacomurbach@gmail.com

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

Fortunato, I., Porto, M. do R. S., & Barros, F. C. O. M. de. (2022). A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 28, e43217. https://doi.org/10.26512/lc28202243217

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