Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual

Autores/as

  • Heloiza Barbosa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Palabras clave:

Diagnóstico, Fracasso escolar, Educação especial

Resumen

Este artigo enfoca a problemática da máxi-representação de crianças pobres em programas de educação especial e o previsível fracasso escolar dessas mesmas crianças. Diante das variáveis de “diagnóstico”, “prevenção” e “tratamento” torna-se impossível não visualizar a crescente problemática de assegurar uma educação de qualidade para todos, independentemente dos fatores sócio-econômicos e das características físicas, motoras, emocionais e sensoriais de cada indivíduo. A vulnerabilidade educacional ao fracasso escolar das crianças vindas dos extratos menos favorecidos da população, como também das crianças com necessidades de respostas educacionais adequadas para a sua aprendizagem, evidencia a extrema urgência de um escrutínio das práticas pedagógicas que ocorrem nas salas de aula, como também das práticas relacionadas ao diagnóstico e encaminhamento ao ensino especial. Para atingir esse objetivo, o presente artigo também discute o conceito de “deficiência” enquanto um constructo social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloiza Barbosa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora da área de Educação Especial da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

Publicado

2000-04-30

Cómo citar

Barbosa, H. (2000). Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual. Linhas Críticas, 6(10), 121–138. https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.