Desarrollo del Reuni: crítica a su aplicación y su relación con la economía
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4389Palabras clave:
Reuni, Universidades federales, ExpansiónResumen
Este artículo trata de analizar y discutir parte de las consecuencias de la aplicación en Brasil del Programa de Apoyo a la Reestructuración de Universidades Federales (Reuni), a partir de su implementación, en 2007. Para eso hace un recorte que busca, por medio de documentos oficiales, números de expansión de las universidades, estadísticas, datos de la expansión y de la reestructuración, y la discusión de los mismos, develar una veta económica y administrativa del Reuni que no está escrita en sus artículos y directrices generales. Más que un simple programa el Reuni se muestra una pieza clave en la recomposición del capital productivo y en la transformación de las formas de administración del estado y de políticas públicas.
Descargas
Citas
Brasil. Lei nº 9.394. Lei de diretrizes e bases da educação. Brasília, 1996.
Brasil. Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ”“ REUNI. Brasília, 2007 a. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. REUNI ”“ Diretrizes Gerais. Brasília, 2007 b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. Plano de desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas (PDE). Brasília, 2007 c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2012.
Brasil. REUNI 2008 ”“ Relatório de Primeiro Ano. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. Resumo técnico: censo da educação superior 2011. Brasília, 2013.
Brasil. Lei de incentivo à pesquisa. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&view=article&id=12311>. Acesso em: 11 nov. 2013
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade reformanda ”“ o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
FERREIRA, Suely. Reforma da educação superior no Brasil e na Europa: em debate novos papéis sociais para as universidades. 2010. Disponível em: <http://www.anped11.uerj.br/reformadaeducacaosuperior.pdf>. Acesso em: 31 out. 2013.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Universidades federais e o REUNI: alterações nas funções da universidade pública brasileira. Revista Advir, Rio de Janeiro, nº23, dezembro de 2009, p. 20-27. Disponível em: <http://www.asduerj.org.br/images/advir/pdf_revista/Advir23online.pdf>. Acesso em: 11 set. 2012.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica. Universidade de Minho, 23(2), pp. 73-91. Revista Portuguesa de Educação, 2010.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SILVA JR, João dos Reis. O professor pesquisador nas universidades públicas no contexto da internacionalização do capital: a produtividade do trabalho imaterial superqualificado. 22 (jan-jun). Revista Portuguesa de Educação, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.