La pedagogía de la variación lingüística y el estúdio de géneros en una sociedade multidialectal

Autores/as

  • Lucia F. de Mendonça Cyranka Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Terezinha Barroso Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4203

Palabras clave:

Sociolingüística educacional, Interaccionismo sociodiscursivo, Variación linguística, Géneros textuales

Resumen

Se presentan resultados de investigación en escuela pública de Juiz de Fora (MG), que atiende a adolescentes clase popular con desajuste entre edad/año escolar. Estudios sociolingüísticos (Soares,1995; Rojo, 2009; Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009) e interaccionismo sociodiscursivo (Dolz, Bronckart y Pasquier, 1993; Dolsz y Schneuwly, 2004) ofrecieron insumos teóricos para este estudio, que há demostrado los factores determinantes en el fracaso escolar: (i) ausencia de reflexión sistemática sobre variación linguística; (ii) correspondencia inadecuada entre variación linguística y registro de la lengua; (iii) infrautilización de los géneros textuales como herramientas de enseñanza productivas.

 

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Biografía del autor/a

Lucia F. de Mendonça Cyranka, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Dra. Lucia Furtado de Mendonça Cyranka é professora da área de linguagem, graduação e pós-graduação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É membro do grupo de pesquisa FALE (Formação de Professores, Alfabetização e Ensino) da mesma instituição, sendo também pesquisadora da ANPOL. Publicou, em 2011, pela editora Apris, a obra “Dos dialetos populares à variedade culta: a sociolinguística na escola”.

E-mail: lucia.cyranka@uol.com.br.

 

 

Terezinha Barroso, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduação e Mestrado (1997) em Letras pela UFJF. Doutorado em Letras pela PUC - Rio de Janeiro (2005). Professora convidada no curso de especialização - Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras/UFJF e no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Faculdade de Educação da UFJF. Pesquisadora do grupo FALE/FACED/UFJF. Experiência nas áreas de avaliação em Língua Portuguesa e de formação continuada de professores de LP da rede pública. De 2010 a 2012: consultora da Secretaria de Educação/Juiz de Fora-MG, na elaboração de sua proposta curricular de LP.  e-mail: terezinha.barroso@ufjf.edu.br

 

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Cyranka, L. F. de M., & Barroso, T. (2013). La pedagogía de la variación lingüística y el estúdio de géneros en una sociedade multidialectal. Linhas Críticas, 19(40), 649–668. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4203

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