A Língua Portuguesa na escola ontem e hoje

Autores/as

  • Vanessa Souza da Silva Faculdade Arthur Sá Earp Neto - RJ
  • Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3548

Palabras clave:

Língua Portuguesa na escola;, Ensino de gramática;, Fracasso escolar

Resumen

Conhecer a história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil pode contribuir para a compreensão de algumas das dificuldades de se desenvolver, nas crianças e nos jovens, a competência de uso da leitura e da escrita. O presente artigo faz, então, um breve histórico do tratamento dessa disciplina na escola brasileira, a partir da concepção de linguagem prevalente em cada contexto histórico examinado, procurando compreender, dessa forma, o descompasso entre as novas perspectivas trazidas pelas teorias linguísticas contemporâneas e os velhos problemas que ainda determinam o fracasso escolar. Conclui-se que há, antes de tudo, a necessidade de uma organização curricular diferenciada para atender a realidade linguística de nossos alunos, objetivando o ensino de uma língua viva, dinâmica e real.

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Biografía del autor/a

Vanessa Souza da Silva, Faculdade Arthur Sá Earp Neto - RJ

Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Petrópolis ”“ RJ

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Adjunta 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Silva, V. S. da, & Cyranka, L. F. de M. (2009). A Língua Portuguesa na escola ontem e hoje. Linhas Críticas, 15(29), 271–287. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3548

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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