Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?

Autores/as

  • Victor Novicki Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3535

Palabras clave:

Educação ambiental;, Desenvolvimento sustentável;, Sociedades sustentáveis;, Consciência ambiental;, Participação social

Resumen

O alcance do desenvolvimento sustentável ou de sociedades sustentáveis exige adotar diferentes concepções de educação visando conquistar legitimidade junto à sociedade sobre o que produzir, para quem e como. Este trabalho objetiva analisar as concepções de educação defendidas em eventos internacionais, enfatizando as categorias ‘consciência’ e ‘participação’ como dimensões da práxis e indicadoras de uma Educação Ambiental emancipadora. Entendemos que três conferências (Estocolmo, Rio-92, Johannesburgo) objetivam obter consenso sobre a viabilidade do “capitalismo sustentável”, preconizando soluções de mercado e uma educação conservacionista e conservadora da sociedade de classes. De modo distinto, Tbilisi e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis identificam nas relações sociais capitalistas o cerne das questões social e ambiental e defendem uma educação emancipadora que contribua para o Homem perceber-se e agir como produto e produtor do meio ambiente e da sociedade, o que pressupõe um “capitalismo democrático” como etapa para a construção de sociedades sustentáveis.

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Biografía del autor/a

Victor Novicki, Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

 

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Novicki, V. (2009). Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?. Linhas Críticas, 15(29), 215–232. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3535

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