Reestruturações na administração pública brasileira e os desdobramentos na educação superior

Autores/as

  • Raquel Souza Universidade Federal do Tocantins ”“ UFT
  • Marcelo Silva Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3490

Palabras clave:

Reforma administrativa;, Educação superior;, Reforma na educação

Resumen

Este artigo apresenta elementos para análise e discussão acerca do processo de reestruturação da administração pública brasileira frente ao movimento reformista desencadeado nos anos 90 do século XX, objetivando situar e compreender os desdobramentos dessas transformações na educação superior. A reflexão se inicia a partir da compreensão de um conjunto de apontamentos e reflexões sobre o empreendimento de reformas conhecido por gerencialista, de modo a situá-lo no contexto social, econômico e político que o permeou. Ressaltam-se suas propostas e seus objetivos norteadores, baseando-se nos argumentos apresentados por diversos documentos oficiais e perspectivas dos seus idealizadores, e, por fim, propõe-se uma reflexão desse processo reformista e suas implicações para um novo modelo de gestão, também requerido para a educação superior.

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Biografía del autor/a

Raquel Souza, Universidade Federal do Tocantins ”“ UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2007). Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins ”“ UFT ”“ Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Arraias ”“ TO

Marcelo Silva, Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1999). Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU ”“ Faculdade de Educação ”“ MG

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Publicado

2009-02-28

Cómo citar

Souza, R., & Silva, M. (2009). Reestruturações na administração pública brasileira e os desdobramentos na educação superior. Linhas Críticas, 14(27), 263–282. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3490

Número

Sección

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