El papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603Palabras clave:
Consejo de clase, Organización del trabajo pedagógico, Evaluación formativaResumen
Teniendo en cuenta que las discusiones y procesos vividos en el consejo de clase interfieren con las prácticas pedagógicas del docente en el aula, este estudio tiene como objetivo analizar los aportes de las reuniones del consejo de clase a la organización del trabajo pedagógico. La investigación cualitativa se desarrolló a través de un estudio de caso. Para la recolección de datos se utilizó análisis documental, observación del consejo de clase y entrevista semiestructurada. Los hallazgos señalan que la lógica de evaluación clasificatoria y exclusiva que guía el consejo de clase influye en el trabajo pedagógico del docente en el aula.
Descargas
Citas
Brasil. (2012). Lei 4.751 de 07 de fevereiro de 2012 (Dispões sobre o sistema de ensino e a gestão democrática do sistema de ensino público do Distrito Federal). Governo do Distrito Federal. Câmara Legislativa do Distrito Federal. http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/70523/Lei_4751.html
Dalben, A. I. L. de F. (1995). Trabalho escolar e conselho de classe. Papirus.
Dalben, A. I. L. de F. (2004). Conselho de Classe e Avaliação. Papirus.
Distrito Federal. (2015). Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. https://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2016/10/regimento-escolar-rede-publica-de-ensino-df.pdf
Distrito Federal. (2018a). Projeto Político-Pedagógico escola classe do Gama - DF. http://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/07/pppec02cregama.pdf
Distrito Federal. (2018b). Diretrizes de Avaliação Educacional. http://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/Manual-Diretrizes.pdf
Ferreiro, E., & Teberosky. (1986). Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Métodos de coletas dados: observação, entrevista e análise documental. Em M. Ludke, & M. E. D. A. André. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas (pp. 33-34). EPU.
Santos, F. R. V. dos. (2006). Conselho de classe: A construção de um espaço de avaliação coletiva. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://www.repositorio.unb.br/handle/10482/1289
Silva, E. F. da. (2017). O planejamento no contexto escolar: pela qualificação do trabalho docente e discente. Em B. M. de F. Villas Boas, (Org.). Avaliação: Interações com o trabalho pedagógico (pp. 25-38). Papirus.
Soares, E. R. M, & Fernandes, R. C. A. (2018). Trabalho pedagógico colaborativo no ensino fundamental. Em I. P. A. Veiga, & E. F. Silva (Orgs.). Ensino fundamental: da LDB à BNCC (pp. 69-99). Papirus.
Veiga, I. P. A. (2011). Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva. Em I. P. A. Veiga (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível (pp. 11-35). Papirus.
Villas Boas, B. M. de F. (2017a). O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e dos estudantes. Em B. M. de F. Villas Boas (Org.). Avaliação: Interações com o trabalho pedagógico (pp. 13-24). Papirus.
Villas Boas, B. M. de F. (2017b). Avaliação informal na escola: encorajando atitudes sociais e educacionais desejáveis. Em B. M. de F. Villas Boas (Org.). Avaliação: Interações com o trabalho pedagógico (pp. 99-105). Papirus.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rhaíssa Sheri Freire de Souza Rocha, Edileuza Fernandes da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.