Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio

Autores/as

  • Benigna Maria Villas Boas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Palabras clave:

Avaliação;, Avaliação formativa;, Formação de professores;, Feedback;, Avaliação informal;, Autoavaliação

Resumen

O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Benigna Maria Villas Boas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1993) e Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1997). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Citas

ALLAL, Linda; LOPEZ, Lucie Mottier. Formative assessment of learning: a review of publicationsin French. In OECD. Formative assessment: improving learning in secondary classrooms. Paris:OECD Publishing, 2005.

BLACK, Paul; DYLAN, Wiliam. Assessment and classroom learning. Assessment in education:principles, policy and practice. UK, London: Carfax Publishing, v. 5, n. 1, p. 7-74, march 1998.

BLACK, Paul et al. Assessment for learning: putting it into practice. England: Open UniversityPress/McGraw-Hill Education/McGraw-Hill House, 2003.

BOURDIEU, Pierre e CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, MariaAlice e CATANI, Afrânio Mendes (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

Bullying basics. Disponível em: www..org. Acesso em: 1 abr. 2005.

ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre:Artmed, 1989.

FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes,v. 23, n. 80, p. 301-327, set. 2002. ISSN 0101-7330.

HARLEN, Wynne; JAMES, Mary. Assessment and learning: differences and relationships betweenformative and summative assessment. Assessment in Education: principles, policy & practice. UK:Carfax Publishing, v. 4, n. 3, p. 365-379, nov. 1997.

INEP. Disponível em: www.inep.gov.br/imprensa/noticias/saeb/news04_17_imp.htm. Acesso em:3 out. 2004.

OECD. Formative assessment: improving learning in secondary classrooms. Paris: OECDPublishing, 2005.

SADLER, Royce. Formative assessment and the design of instructional systems. InstructionalScience, n. 18, p. 119-144, June 1989.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. As práticas avaliativas e a organização do trabalhopedagógico. FE/Unicamp, tese de doutorado em Educação, 1993.

______. A avaliação nos cursos de formação de profissionais da educação no Distrito Federal: confronto entre a teoria e a prática. Relatório de pesquisa. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação,2000, mimeo.

______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

WEEDEN, Paul; WINTER, Jan; BROADFOOT, Patricia. Assessment: what’s in it for schools?London and New York: Routledge Falmer, 2002.

Publicado

2006-10-31

Cómo citar

Villas Boas, B. M. (2006). Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, 12(22), 75–90. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.