Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau

Autores

  • Wilson Alves de Paiva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3239

Palavras-chave:

Educação;, Cultura;, Cultura popular;, Rousseau

Resumo

O texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a  respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno  município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar  também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade,  da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização  processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais.  Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições  públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau.  

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Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual de Goiás (wp@riotapajos.com.br).

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Publicado

31.03.2006

Como Citar

Paiva, W. A. de. (2006). Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau. Linhas Crí­ticas, 11(21), 187–216. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3239

Edição

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