Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau

Autores

  • Wilson Alves de Paiva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3239

Palavras-chave:

Educação;, Cultura;, Cultura popular;, Rousseau

Resumo

O texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a  respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno  município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar  também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade,  da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização  processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais.  Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições  públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual de Goiás (wp@riotapajos.com.br).

Referências

ARISTÓTELES. Política. Trad.: Therezinha Monteiro Deutsch Baby Abrão. São Paulo: NovaCultural, 2000 (Coleção Os Pensadores).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão?Trad.: Estela do Santos Abreu e Cláudio Santoro. 2. ed.Campinas: Papirus, 1991 (Coleção Filosofar no Presente).

CASSIRRER, Ernst. Le problème Jean-Jacques Rousseau. Traduit de l’allemand par Marc B. deLaunay. Préface de Jean Starobinski. Paris: Hachette, 1987.

CHAUÃ, Marilena. Cultura do povo e autoritarismo das elites. In: VALLE, E. et al. A cultura dopovo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 119-134.

CURADO, Bento Alves Araújo Jayme Fleuri. Ser(tão) goiano. Goiânia: Kelps, 1998.

DA MATTA, Roberto. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Koogan, 1991.

______. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Koogan, 1990.

DELORS, Jacques (Org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da ComissãoInternacional sobre Educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC e Unesco, 2003.

FORTES, Luiz Roberto Salinas. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo:Discurso Editorial, 1997.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo: Humanitas, 2003.

GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação:visões críticas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

HECK, José N. Ceticismo e trabalho: uma contribuição ao materialismo filosófico. Goiânia: EdUFG, 1997.

______. Thomas Hobbes: passado e futuro. Goiânia: EdUFG, 2003.

HOBBES, Thomas. Leviathan. Introduction and Notes by J. C. A. Gaskin. New York: OxfordUniversity Press, 1996.

IANNI, Octávio. Texto comentário em: “Cultura do povo e autoritarismo das elites”. In: VALLE,E. et al. A cultura do povo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 134-144.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Jean-Jacques Rousseau, fundador de las ciencias del hombre. In:Presencia de Rousseau. Selección de José Sazbón. Buenos Aires: Nueva Visión, 1972.

MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Trad.: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2003(Coleção A Obra-Prima de Cada Autor, n. 68).

PAIVA, Wilson Alves de. Descentralização político-administrativa da educação no Brasil. PresençaPedagógica, Belo Horizonte: Editora Dimensão, v. 8, n. 48, p. 53-63, nov.-dez. 2002.

PISSARRA, Maria C. P. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.Trad. do francês: Iracema G. Soares e Maria C. R. Nagle. Brasília/São Paulo: Edunb/Ática, 1989.

______. Emilio ou da educação. Trad.: Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difel, 1973.

______. Do contrato social ou princípios do direito político. Trad.: Lourdes Santos Machado. Introd. e notas:Paul Arbousse-Bastide e Lourival Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os Pensadores).

VALLE, Edênio et al. A cultura do povo. São Paulo: Cortez, 1988.

VOLPE, Galvano Della. Rousseau e Marx: liberdade igualitária. Porto: Edições 70, 1982.

Downloads

Publicado

31.03.2006

Como Citar

Paiva, W. A. de. (2006). Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau. Linhas Crí­ticas, 11(21), 187–216. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3239

Edição

Seção

Artigos