Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticas

Autores/as

  • Julia Cristina Coelho Ribeiro Universidade de Brasília
  • Silviane Bonaccorsi Barbato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3203

Palabras clave:

Deficiência mental;, Perspectiva inclusiva;, Fracasso escolar

Resumen

Os diferentes significados que a deficiência mental adquiriu através da história dependem da dinâmica da cultura. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções de quatro professores sobre a inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental na classe regular do ensino básico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e organizados em grupamentos temáticos, considerando a frequência e a disponibilidade das significações. Os resultados indicaram que o conceito complexo de inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental leve pode estar organizado a partir dos seguintes temas: Expectativas, Hipóteses, Diagnóstico, Funcionamento Psíquico, Políticas Públicas/Inclusão, Exclusão, Interação e Transição. Indicaram também que, no contexto da escola pesquisada, a deficiência mental adquire uma expressão que se traduz por concepções dirigidas ora para os processos de culpabilização da criança e/ou de sua família pelo fracasso escolar, ora para a necessidade de se desenvolver mecanismos mais adequados de procedimentos e avaliação pedagógicos.   

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Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Ribeiro, J. C. C., & Barbato, S. B. (2004). Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticas. Linhas Críticas, 10(19), 217–230. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3203

Número

Sección

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