Blog: um novo canal na comunicação aluno-professor

Autores

  • Antonio Rangel Costa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3345

Palavras-chave:

Material didático dinâmico;, Interatividade;, Comunicação

Resumo

Este texto busca abordar o uso do Weblog”“ Diário Pessoal Virtual, como material didático dinâmico, no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva do professor/ tutor, considerando o grande avanço tecnológico alcançado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nos últimos anos, atrelado à expansão da WEB e à democratização da Internet, como veículo de comunicação de massa. Discute as ações permitidas pelos blogs de construção, armazenamento, compartilhamento e socialização de informações, criando assim novas possibilidades para os educadores que atuam nos cursos presenciais e à distância. Analisa as possibilidades no fornecimento aos alunos de autonomia na construção e publicação de suas idéias, abrindo caminhos para as diversas linguagens emergentes e para a formação de valores como: cooperação e interatividade entre os sujeitos neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Rangel Costa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação em EaD na Universidade Federal do Ceará (UFC, desde 2006). Graduado em Economia e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará ”“ UFPA. Professor do Centro de Ensino Superior do Amapá ”“ CEAP, Multiplicador do Proinfo no Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero. Secretaria de Educação do Estado do Amapá, Macapá ”“ AP (rancosta@hotmail.com).

Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação em EaD na Universidade Federal do Ceará (UFC, desde 2006). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1999). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb, desde 1991), Jacobina ”“ BA e do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão ”“ IBPEX (eliasimeia@yahoo.com.br).

Referências

AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. Blog da Eliã. Disponível em:http://simeiaamorim.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html. Acesso em: 6 out. 2006.

CAMPOS, Fernanda C. A.; SANTORO, Flavia Maria; BORGES, Marcos R. S.; SANTOS,Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola:publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática.São Paulo: Cortez, 2001.

G1 MUNDO. Papa não pede desculpas e mulçumanos mantêm protestos. Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1276590-5602,00.html. Acesso em: 18 set. 2006.

GANHÃO, Sérgio. Um guião sobre blogs. Disponível em: www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog. Acesso em: 1 set. 2004.

GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Disponível em: http://www.ensino.net/novaescola/173_jun04/html/blog.htm. Acesso em: 25 set. 2006.

KOMESU, Fabiana Cristina. Blogse as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI,Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. p. 110-119.

MARTÃN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación.Revista Nómadas, Bogotá: Fundación Universidad Central, 1996.

MORAN, José Manuel; MASSETO, Marco T.; BAHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologiase mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Professor e meios de comunicação: desafios, estereótipos epesquisas. Revista Comunicação e Educação, São Paulo: USP, v. 4, n. 10, p. 57-68, set./dez. 1997.

PAIANO, Valessa. Blog da Valessa. Disponível em: http://valessa.paiano.zip.net/. Acesso em 06 out. 2006.

PRETI, Oreste (Org.); ALONSO, Kátia Morosov et al. Educação a distância:ressignificando práticas.Brasília: Liber Livro: s/d.

SANTOS, Gilberto Lacerda. Produção de material didático para EaD. Londrina: Unopar, 2006.Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=37973. Acesso em: 25 set. 2006.

______. Introdução à Avaliação em EaDLondrina: Unopar, 2006. Disponível em:http://www12.unopar.br/unopar/static/mestrado_ead/turma1/aula_gilberto2/Default.htm.Acesso em: 25 set. 2006.

SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Blog: um novo poder de comunicação. Revista EspaçoAcadêmico, v. 6, n. 63, ago. 2006. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm/. Acesso em: 26 set. 2006.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na educação:o professor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.

VASCONCELLOS, Eliane. Blog da Eliane. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=41920. Acesso em: 6 out. 2006.

Sites

http://www.blogs.com.br/sitesuteis/recursos.php. Acesso em: 25 set. 2006.

www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 3 abr. 2006.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/mt_76586.shtml. Acesso em: 19 set. 2006.

Revista Época, n. 428, 31 jul. 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/. Acesso em: 3abr. 2006.

http://www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm. Acesso em: 25 set. 2006.

http://www.blogger.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.

http://weblogger.terra.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.

http://www.blig.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.

http://blog.uol.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.

http://vidassecascolbachini.zip.net. Acesso em: 25 set. 2006.

http://www.educacional.com.br/. Acesso em: 25 set. 2006.

http://blogosferamarli.blogspot.com. Acesso em: 25 set. 2006.

http://www.blogblogs.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.

http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/set/15/65.htm?RSS. Acesso em: 28 set. 2006

Downloads

Publicado

30.11.2007

Como Citar

Costa, A. R., & Amorim, E. S. M. dos S. (2007). Blog: um novo canal na comunicação aluno-professor. Linhas Crí­ticas, 13(24), 89–102. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3345

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.