Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticas

Authors

  • Julia Cristina Coelho Ribeiro Universidade de Brasília
  • Silviane Bonaccorsi Barbato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3203

Keywords:

Deficiência mental;, Perspectiva inclusiva;, Fracasso escolar

Abstract

Os diferentes significados que a deficiência mental adquiriu através da história dependem da dinâmica da cultura. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções de quatro professores sobre a inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental na classe regular do ensino básico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e organizados em grupamentos temáticos, considerando a frequência e a disponibilidade das significações. Os resultados indicaram que o conceito complexo de inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental leve pode estar organizado a partir dos seguintes temas: Expectativas, Hipóteses, Diagnóstico, Funcionamento Psíquico, Políticas Públicas/Inclusão, Exclusão, Interação e Transição. Indicaram também que, no contexto da escola pesquisada, a deficiência mental adquire uma expressão que se traduz por concepções dirigidas ora para os processos de culpabilização da criança e/ou de sua família pelo fracasso escolar, ora para a necessidade de se desenvolver mecanismos mais adequados de procedimentos e avaliação pedagógicos.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2004-11-30

How to Cite

Ribeiro, J. C. C., & Barbato, S. B. (2004). Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticas. Linhas Críticas, 10(19), 217–230. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3203

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.