A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola

Autores/as

  • Maria Aparecida Lopes Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191

Palabras clave:

Participação;, Comunidade escolar;, Prática democrática;, Gestão escolar

Resumen

O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2004-07-31

Cómo citar

Carneiro, M. A. L. (2004). A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola. Linhas Críticas, 10(18), 67–84. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.