A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191Palavras-chave:
Participação;, Comunidade escolar;, Prática democrática;, Gestão escolarResumo
O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.